29 de dez. de 2021

Cientista brasileiro descobre 301 exoplanetas em estágio da NASA

O estágio foi realizado por meio de parceria com AEB

O cientista brasileiro, Pedro Gerum, por meio de estágio na Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA), integrou equipe de 12 pesquisadores que descobriu 301 novos exoplanetas no Sistema Solar. Pedro teve a grande oportunidade de participar do projeto devido a uma parceria entre a Nasa e a Agência Espacial Brasileira (AEB), durante seu período de doutorado.

“A agência norte-americana dificilmente contrata estrangeiros. Foi através da parceria entre a AEB e a NASA que pude participar desse projeto tão importante. O contato com a AEB sempre foi muito bom. Sempre que precisei, obtive respostas rápidas e ajuda constante”, afirma Pedro.

Pedro participou do programa de estágio intitulado “l^2”, pertencente à NASA, no qual agências espaciais de outros países selecionam estagiários para trabalharem em projetos com a agência norte-americana.

Com sua base teórica voltada para a área de computação e estatística, o cientista fez parte da divisão de sistemas inteligentes da NASA, onde obteve os primeiros resultados com um modelo de machine learning chamado “ExoMiner”. Esse modelo usa um novo sistema computacional que utiliza a capacidade de processamento para mapear o universo e diferenciar quais objetos são e quais não são planetas.

O sistema confirmou que existem planetas que ainda não foram descobertos em dados antigos, ou seja, planetas que se encontram fora do Sistema Solar, em órbita de outras estrelas, chamados de exoplanetas.

Nascido e criado em Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, o cientista se interessa por ciências exatas desde pequeno. Sempre participou de competições e olimpíadas de matemática e física, além da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Apaixonou-se pela área de probabilidade. Sua primeira formação foi em Engenharia de Produção, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) onde teve seu primeiro contato com problemas de otimização e ciência de dados.

Durante sua trajetória, ganhou duas bolsas de estudos no exterior, onde passou um ano estudando na ONIRIS - Ecole nationale d'Ingénieurs des Techniques des Industries agricoles et alimentaires, na França, e um ano em Purdue University, nos EUA. Posteriormente, foi aceito pela Rutgers University, no estado de Nova Jersey, onde realizou seu doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, de 2015 a 2020.

 “Uma das maiores motivações para a busca de planetas é a possibilidade de encontrar vida. Infelizmente, nenhum dos 301 planetas está em zonas habitáveis. Porém, com o ExoMiner, podemos descobrir muito mais planetas de forma mais rápida. Estamos torcendo para que o ExoMiner nos mostre um planeta em zona habitável”, afirma Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.