20 de dez. de 2021

China revela jato de combate embarcado J-15 modernizado

Fernando Valduga - A China revelou recentemente um jato de combate embarcado J-15 atualizado com melhorias em seus cabides de mísseis, sistema de busca e rastreamento infravermelho (IRST), um radar AESA e capacidade de operar com um sistema de lançamento usando catapulta.

O jato atualizado embarcado encerrou voos de teste, informou a publicação do governo Global Times no final de semana. A aeronave designada até então como J-15B poderá operar em porta-aviões que usam rampas de salto de esqui e em porta-aviões novos, como o Shandong, que usa sistema de lançamento de catapulta.

Testes do J-15B usando o sistema de lançamento por catapulta

O Shandong embarcou em uma viagem no Mar da China Meridional no início do inverno para exercícios de combate realistas, incluindo pousos de aviões de combate, informou o jornal People Daily no domingo.

Comparativo entre a versão J-15 atual (na parte de baixo) e o novo J-15B, mostrando as diferenças mais visíveis entre os modelos

A Shenyang Aircraft Co, fabricante da aeronave, colocou imagens do J-15 atualizado em sua conta de mídia social. As fotos mostram um caça a jato J-15 taxiando em uma pista com o auxílio de um caminhão de reboque. Este J-15 tem muitas diferenças em comparação com os anteriores, e isso significa que é uma versão atualizada, conforme o site de notícias eastday.com, de Xangai, relatou na semana passada.

A julgar pela foto, o novo J-15 usa um novo tipo de trilho na ponta de asa – o mesmo tipo do caça a jato J-16 – para transportar o míssil ar-ar de curto alcance da China, o PL-10, enquanto a versão anterior só podia lançar o antigo PL-8. A foto também mostra que os sistemas de busca e rastreamento infravermelhos (IRST) na frente da cabine e na frente das asas foram alterados, o que pode significar que os sistemas aviônicos do novo J-15 foram melhorados, disse o eastday.com.

Concepção artística da aeronave de combate J-15B

Outra grande mudança é a diferença no radar, já que as faixas do novo radome não são as mesmas do antigo, apontou o relatório. Isso pode significar que o J-15 atualizado poderia ter mudado para um avançado sistema de radar de varredura eletrônica ativa, que permite o uso do míssil ar-ar mais avançado da China, o PL-15, além do alcance visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.