20 de dez. de 2021

Marinha dos EUA comissiona o destróier USS Daniel Inouye (DDG 118)

PEARL HARBOR, Havaí - A Marinha dos Estados Unidos comissionou no dia 8 de dezembro o USS Daniel Inouye, em homenagem ao antigo senador dos Estados Unidos pelo Havaí e condecorado veterano da Segunda Guerra Mundial.

Inouye e outros nipo-americanos foram inicialmente impedidos de se alistar para o serviço depois que o Japão atacou Pearl Harbor. Depois que a política foi alterada, sua unidade de soldados nipo-americanos se tornou uma das mais condecoradas, com Inouye ganhando a Medalha de Honra e, agora, um destróier de mísseis guiados com seu nome.

Os militares restringiram a participação no evento devido aos esforços de mitigação do COVID-19 e transmitiram a cerimônia online. Entre os presentes estava o secretário da Marinha Carlos Del Toro, que fez o discurso no dia 7 de dezembro, no 80º aniversário do ataque japonês a Pearl Harbor.

“Não existe um nome mais adequado para este navio do que o senador Daniel Inouye, que lutou contra os nazistas nas linhas de frente e fortaleceu nossa defesa nacional no Congresso”, disse Del Toro na cerimônia de comissionamento. “O senador Inouye sempre servirá como referencial para nossos militares e para mim pessoalmente.”

O destróier de mísseis guiados classe “Arleigh Burke” ficará baseado em Pearl Harbor, no estado natal de Inouye.

Inouye foi o primeiro nipo-americano a servir no Congresso quando foi eleito para a Câmara em 1959, ano em que o Havaí se tornou um estado. Ele ganhou a eleição para o Senado três anos depois. Quando ele morreu aos 88 anos em 2012, tinha servido quase 50 anos no Senado, mais do que qualquer pessoa na história americana, exceto o falecido Robert Byrd da Virgínia Ocidental.

Inouye desempenhou papéis importantes nas investigações do Congresso dos escândalos Watergate e Irã-Contras e serviu como presidente do poderoso Comitê de Apropriações.

Na Segunda Guerra Mundial, Inouye serviu no 442nd Regimental Combat Team do Exército, uma unidade composta principalmente por nipo-americanos que é uma das mais condecoradas da história dos Estados Unidos.

“Depois que o presidente Roosevelt tomou a decisão de permitir que nipo-americanos se apresentassem, ele e milhares de outros se voluntariaram para esse serviço e se arriscarem porque acreditaram na América quando a América não acreditava neles, e por isso estavam dispostos a lutar para lutar”, disse o filho de Inouye, Ken, na cerimônia.

Inouye recebeu a Medalha de Honra por seu heroísmo ao liderar um ataque contra um ninho de metralhadoras na Itália. Ele perdeu o braço direito quando foi estilhaçado por uma granada de mão alemã.

“Geração após geração de bravos asiático-americanos e ilhéus do Pacífico tornaram nossos militares e nosso país mais fortes, mas não podemos realizar totalmente o legado de Daniel Inouye até que todos os americanos se sintam bem-vindos e valorizados nas forças armadas de nossa nação”, disse Del Toro: “Devemos recrutar, reter, orientar, educar e promover o melhor de nossa nação. Isso inclui todos os Daniel Inouyes que nosso país tem a oferecer. ”

O USS Daniel Inouye pega emprestado seu lema – “Go For Broke” (Tudo ou nada) – do 442nd.

Com mais de 8.165 toneladas, o navio de 155 metros pode facilmente ultrapassar 30 nós de velocidade e pode enfrentar navios inimigos, submarinos, mísseis e aeronaves. Seu sistema de combate usa computadores poderosos e um radar em fase para rastrear mais de 100 alvos. Também é equipado com capacidade de defesa contra mísseis balísticos.



FONTE: Military.com


NOTA DA REDAÇÃO: O primeiro navio da classe, USS Arleigh Burke (DDG 51), foi comissionado em 4 de julho de 1991. Com o descomissionamento do último destróier da classe “Spruance”, o USS Cushing, em 21 de setembro de 2005, os navios da classe “Arleigh Burke” se tornaram os únicos destróieres ativos da Marinha dos EUA, até a chegada da classe “Zumwalt” em 2016. A classe “Arleigh Burke” tem a produção mais longa para qualquer combatente de superfície da Marinha dos EUA após a Segunda Guerra Mundial, com 75 navios lançados e mais 16 navios contratados ou em construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.