15 de dez. de 2021

CVT-Espacial Augusto Severo recebe workshop de foguetes educacionais realizado pela Agência Espacial Brasileira

Capacitação é direcionada a estudantes que se interessem pelo tema

Nos próximos dias 15 e 16 de dezembro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) realiza o Workshop de Foguetes Educacionais e Foguetemodelismo, no Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-Espacial). O CVT-E está localizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), e o evento será realizado em parceria com a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE).

O workshop tem o objetivo de divulgar as áreas de astronáutica e engenharia aeroespacial para a comunidade estudantil do Rio Grande do Norte, professores e apreciadores dos temas envolvidos, de maneira descontraída, informativa e segura. Além disso, visa promover a capacitação de alunos e estimular sua participação em olimpíadas nacionais de foguetes, astronomia e astronáutica.

Serão oferecidas 80 vagas para estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e escolas convidadas. “Nossa intenção é que o evento seja um primeiro passo para que esses alunos participem, futuramente, de uma competição de foguetes a nível nacional”, informa o gerente administrativo do CVT-Espacial, Elielton de Souza Alves.

Os participantes do workshop serão instruídos sobre temas voltados às tecnologias espaciais, o Programa Espacial Brasileiro e as olimpíadas científicas. Participarão também de oficinas para construção de foguetes feitos com garrafa PET e dos lançamentos que usam, como propelente, uma mistura de vinagre e bicarbonato, utilizando princípios da química e da física.

Ao final da capacitação, será realizada também uma competição entre os participantes, por meio da qual cada aluno poderá colocar em prática os conhecimentos adquiridos, com a entrega de premiações para os três lançamentos que alcançarem melhor performance.


Programação


8h - 8h15

Recepção dos participantes e entrega dos kits


8h15 - 8h30

Abertura do workshop


8h30 - 9h20

Palestra Carreira na Área Espacial + Programa Espacial Brasileiro


9h20 - 9h40

Intervalo


9h40 - 10h30

Palestra Competições Nacionais de Astronomia e Astronáutica + Mostra Brasileira de Foguetes


10h30 - 11h20

Palestra Foguetes


11h20 - 12h00

Equipe Potiguar Rocket


12h - 13h

Almoço


13h - 14h

Palestra Propulsão


14h - 15h

Montagem dos foguetes e preparação do propelente


15h - 15h20

Intervalo


15h20 - 16h30

Competição de lançamento


16h30 - 17h

Premiação e encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.