30 de dez. de 2021

Irã pretende adquirir dezenas de Su-35s, sistemas S-400s e um satélite da Rússia

Fernando Valduga - A agência de notícias iraniana Mehr afirmou que a Rússia e o Irã assinarão um acordo de 20 anos de cooperação em segurança e defesa em janeiro de 2022. Como parte desse acordo, o Irã pagará US$ 10 bilhões pela aquisição de dezenas de caças Su-35s, sistemas de mísseis antiaéreos S-400 e um satélite espacial.

A agência Mehr cita informações de dois outros portais – o site norte-americano 19fortyfive.com e o portal de defesa e segurança argentino Aviacionline.

Um dos caças Su-35 produzidos para o Egito

Jornalistas iranianos dizem que Teerã está pronto para adquirir 24 caças Su-35 de Moscou. Esses caças já foram produzidos e fazem parte de uma encomenda inacabada entre a Rússia e o Egito, disse portal Mehr. A Rússia e o Egito assinaram um acordo em 2018 para a compra e venda de cerca de 24 caças Su-35. Na época, o negócio foi avaliado em quase US$ 3 bilhões. De acordo com o Mehr, a Rússia produz atualmente 16 caças sob o acordo.

O principal motivo pelo qual o Egito hesita em adquirir caças russos é a possibilidade de sanções econômicas dos Estados Unidos contra o país africano. Esta opinião é expressa pelo site argentino Aviacionline. O Egito e os Estados Unidos têm relações comerciais na indústria de defesa, sendo o Egito o maior usuário estrangeiro de tanques Abrams e até possui uma fábrica para a produção de M1A1 Abrams perto do Cairo. Recentemente, até Cairo expressou o desejo de atualizar seus tanques Abrams para uma versão superior – A1M2.

Outro fato importante a respeito das relações egípcio-americanas no campo da produção de defesa – o Cairo tem 200 caças F-16 e dezenas de helicópteros AH-64 Apache.

Por esse motivo, o site aviacionline.com acredita que o Egito não vai ficar com os caças russos Su-35. Recentemente, ficou claro que a Indonésia também se recusa a comprar 11 unidades de aviões de guerra russos, também por temor de sanções econômicas de Washington. Atualmente, apenas o francês Rafale e o americano F-15EX participam da licitação da Indonésia para novos caças.

Tendo em visto tudo isso, o Irã deve ser o melhor destino para a Rússia “se livrar” dos caças já produzidos. A ONU suspendeu o embargo de armas ao Irã, apesar dos repetidos protestos de Washington.

É o embargo de armas ao longo dos anos que fez com que o Irã ficasse atrasado no desenvolvimento de tecnologia de armas. E embora Teerã tenha investido e produzido alguns de seus produtos nos últimos anos, como drones e vários mísseis terra-ar, o Irã precisa de know-how estrangeiro. A possível compra do sistema de defesa aérea russo S-400 não surpreenderia o mundo.

O mesmo vale para um satélite de comunicação. Há apenas alguns meses o Irã lançou seu primeiro satélite ao espaço, mas é mais uma “câmera grande”, como alguns meios de comunicação ocidentais.

Nesta área, Teerã deseja receber ajuda de Moscou em sua futura expansão espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.