27 de dez. de 2021

F-35 holandeses agora operacionais com a ativação do primeiro esquadrão

Fernando Valduga - A Real Força Aérea Holandesa (RNLAF) declarou a capacidade operacional inicial (COI) dos seus aviões de caça F-35 de quinta geração, juntando-se a um seleto grupo de 8 países com tal capacidade.

A declaração do COI significa que a força aérea do país pode agora implantar um esquadrão de quatro F-35s com pessoal e equipamento em qualquer lugar do mundo por um curto período de tempo.

A RNLAF alcançou o marco após receber seu primeiro F-35 no final de 2019. Um total de pelo menos 46 dos novos caças substituirão os caças F-16 atualmente em serviço.

O F-16 está em uso desde 1979 e foram implantados para muitas operações em mais de 40 anos. Embora o caça F-16 tenha passado por muitas atualizações ao longo dos anos, ele continua operacional mas tecnicamente desatualizado. Os holandeses também determinaram que o F-16 também não era mais financeiramente sustentável, pois está se tornando cada vez mais caro manter aeronaves mais antigas.

Para alcançar o COI, o esquadrão F-35 mudou-se de Leeuwarden para a base aérea de Volkel no ano passado para o exercício Frisian Lightning II. O objetivo era preparar a unidade para uma mudança no menor tempo possível. O Exercício Frisian Lightning treinou previamente os pacotes e a preparação de equipamentos e peças de reposição. A Força Aérea também realizou uma manobra semelhante da base aérea de Leeuwarden para os Estados Unidos neste ano.

“Com isso, estamos dando mais um passo importante em nossa transição para uma força aérea preparada para o futuro. Espero que em nosso caminho para a capacidade operacional total, entraremos em um período de forte implantação deste novo sistema de armas maravilhoso. Assim como vimos a implantação quase contínua de F-16s nos últimos 30 anos, mais só é possível com este caça de ‘próximo nível’”, disse o Tenente General Dennis Luyt, comandante da Real Força Aérea Holandesa, ao declarar a COI em 27 de dezembro.

Austrália, Inglaterra, Itália, Noruega e Estados Unidos, entre outros, precederam os Países Baixos na conquista do marco do COI com seus caças F-35.

Quando selecionou o F-35 em 2013, o governo holandês garantiu um envolvimento considerável do setor comercial holandês no programa. Isso resultou em colaborações entre a Fokker e a Lockheed Martin para cabeamento e alojamento para o sistema de paraquedas de frenagem, e a Fokker com a Northrop Grumman para as escotilhas. A Dutch Aeronamic está trabalhando com a Honeywell para partes dos sistemas de fornecimento de energia, enquanto a Thales está cooperando com a Northrop Grumman nos sistemas de radar.

O ministério da defesa observou que uma nova instalação para a manutenção do motor do F-35 foi inaugurada em Woensdrecht há menos de dois meses. A instalação não manterá apenas os motores dos F-35 holandeses, mas também daqueles operados por parceiros internacionais do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.