22 de dez. de 2021

Cobertura original da Imperial Guarda de Honra do Imperador Dom Pedro I



Por Fidélis Soares - Com a Independência, é criada também a Imperial Guarda de Honra dos Mosqueteiros de dom Pedro I (1822-1831) núcleo primordial para o Regimento de Dragões.

Segundo o Dr. Gustavo Barroso sendo proclamada a Independência, recebeu o imperador o auxilio de algumas províncias, em primeiro lugar temos a de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que serviram de base para criação da unidade que recebeu a denominação de Imperial Guarda de Honra, criada por decreto de 1º de Dezembro
de 1822.

A unidade segundo Barroso foi formada de um estado-maior e três esquadrões com 158 elementos cada um, sendo que deste o 1ª Esquadrão se formou na Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté importante núcleo colonial e centro dispersor das Bandeiras. 

O segundo esquadrão se formou na Corte e o terceiro em São João D’El Rei província de Minas Gerais. Na gravura vemos croqui do capacete do primeiro uniforme em Gala ou Gran Teneu e segundo capacete do segundo uniforme ou pequeno uniforme de serviço. Neste caso ele ostenta o número 3 do terceiro esquadrão de São João del Rey.



Assim era a cobertura original da Imperial Guarda de Honra do Imperador Dom Pedro I . 

Criado o uniforme de 1825. Existiam dois tipos, este capacete da foto do primeiro uniforme em gala mas também existia um capacete em couro negro do segundo uniforme de serviço.

Julio Cesar Fidelis Soares é Mestre em História Social, membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, da Academia Resendense de História e do Instituto de Estudos Valeparaibanos.

Via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.