27 de dez. de 2021

Um Trem no meio da rodovia em Teixeira Soares

 

Na Trilha dos Trilhos - Um dos lugares mais legais do Brasil para ter contato com a ferrovia é a região de Teixeira Soares no Paraná. 

Por lá, os trens circulam no trecho original da antiga ferrovia que ligava o estado de São Paulo ao Uruguai e que é cheio de curvas, já que seu projeto foi feito numa época em que os construtores de ferrovias recebiam pela quantidade de quilômetros e dessa forma buscavam aumentar ao máximo o trajeto das mesmas. 

Essa característica faz com que a rodovia que liga as cidades da região precise cruzar várias vezes a ferrovia e dessa forma há várias passagens de nível, ou simplesmente PNs. 

Numa delas fizemos este vídeo, de um trem misto com contêineres carregados e grãos fazendo muita força na subida, utilizando toda a potência das seis locomotivas EMD G22, fazendo roncar alto seus motores V12, dois tempos à diesel. 

E essa sinfonia dos motores é música para os ouvidos daqueles que assim como nós, são apaixonados por ferrovias! 

Curiosamente esse trem estava utilizando o sistema de helper, onde duas locomotivas são anexadas na cauda para vencer os trechos mais íngremes, e como numa dessas locomotivas vai um maquinista, ganhamos uma simpática buzinada da cauda do trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.