16 de set. de 2022

Startup chinesa Biren Technology revela detalhes do primeiro chip GPU BR100

A startup chinesa Biren Technology de Xangai deu mais detalhes sobre seu primeiro chip GPU de computação, o BR100, na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai em 2 de setembro, fornecendo a primeira demonstração offline do chip de ponta durante a conferência.

Um representante da empresa disse que o BR100 será um grande rival do próximo Nvidia H100, que será afetado por uma nova proibição dos EUA à exportação de chips GPU de ponta para a China, embora a Biren ainda não tenha confirmado quando seu novo chip entrará em produção em massa.

A empresa afirma que o BR100, construído com arquitetura autodesenvolvida, supera a série A100 de ponta da Nvidia em algumas especificações, como Int8. Fundada em 2019, a Biren Technology se concentra na computação universal.

A Birentech BR100 é a principal GPU de uso geral que a China tem a oferecer, apresentando uma arquitetura de GPU interna que utiliza um nó de processo de 7 nm e abriga 77 bilhões de transistores em sua matriz. A GPU foi fabricada no design 2.5D CoWoS da TSMC (de Taiwan) e também vem com 300 MB de cache no chip, 64 GB de HBM2e com largura de banda de memória de 2,3 TB/s e suporte para PCIe Gen 5.0 (protocolo de interconexão CXL).

Durante o anúncio, a Brientech divulgou várias métricas de desempenho do chip. Ele oferece até 2048 TOPs (INT8), 1024 TFLOPs (BF16), 512 TFLOPs (TF32+), 256 TFLOPs (FP32) e, com base nos números de desempenho, parece que esse chip será mais rápido que o NVIDIA Ampere A100, pelo menos no papel. A GPU Hopper H100 oferece quase 2x ou 2,5x o desempenho nas mesmas métricas de desempenho da GPU. O chip também suporta codificação de 64 canais e codificação de 512 canais.

O interessante é que o BR100 não está tão atrás em termos de contagem geral de transistores em comparação com o NVIDIA H100. O H100 possui 80 bilhões de transistores no novo nó de processo N4, enquanto o BR100 tem apenas 3 bilhões de transistores atrás do nó de processo de 7 nm. Isso levaria a um tamanho de matriz muito maior.

O Biren BR100 não é o único chip que a empresa chinesa anunciou. Há também o Biren BR104, que oferece metade das métricas de desempenho do BR100, mas as especificações ainda não foram informadas. O único detalhe disponível no outro chip é que, ao contrário do Biren BR100 que usa um design chiplet, o BR104 é um die monolítico e vem em um formato PCIe padrão com um TDP de 300W.

A empresa afirma que um chip com 77 bilhões de transistores pode imitar as células nervosas do cérebro humano e o próprio chip será usado para fins de DNN e IA, de modo que mais ou menos substituirá a dependência da China das GPUs de IA da NVIDIA.

As imagens mostradas durante o evento revelam que a GPU virá em uma placa de fator de forma OAM e usará a própria solução de resfriamento passivo do tipo torre da empresa.


FONTE: WCCFTECH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.