13 de set. de 2022

Itália prepara aposentadoria dos últimos AMX

Aeronaves A-11B Ghibli da Força Aérea Italiana

Fernando Valduga  - A Força Aérea Italiana está preparando a retirada de seus últimos exemplares do AMX ainda em serviço, enquanto mais caças Eurofighters estão chegando.

Segundo o comandante da 51ª Ala de Istrana, Coronel Emanuele Chiadroni, os últimos AMXs serão substituídos por Eurofighters modernizados em cerca de dois anos”. A Força Aérea Italiana ainda tem 31 AMXs monopostos e 5 AMXs biplaces (AMX-T), das 136 aeronaves recebidas desde 1989. “O grupo de voo ativo em Istrana já está 100% operacional com o Eurofighter, muito poucos pilotos estão operacionais em ambos (em referência ao AMX)”, complementou Chiadroni.

O Eurofighter Typhoon serve na Força Aérea Italiana com um total de 96 aeronaves, operando nos 9º, 12º e 20º grupos de caças.

O primeiro exemplar do AMX foi entregue em 19 de abril de 1989 à unidade de avaliação “Reparto Sperimentale di Volo” (RSV) localizada no aeroporto Pratica di Mare, perto de Roma. O 311º Gruppo da RSV encarregou-se dos primeiros seis exemplares e iniciou uma campanha intensiva de testes de 1.500 horas de voo para explorar todo o envelope de voo da aeronave e a utilização do armamento. Então, em outubro, as primeiras unidades de produção foram entregues à Aeronautica Militare dentro do 103° Gruppo do 51° Stormo em Istrana.

O AMX ítalo-brasileiro é a única aeronave de ataque leve em serviço que não é derivada de uma aeronave de treinamento. Projetado para suceder o Fiat G.91 e equipar a Aeronautica Militare Italiana (AMI), o AMX foi lançado em 1978 pela Aeritalia (depois Alenia) e Aermacchi, juntada em 1980 pela Embraer que produziu o Aermacchi EMB-326 (AT-26) Xavante sob licença para a Força Aérea Brasileira (FAB). O primeiro AMX de assento único voou em 15 de maio de 1984.

Alimentado por um motor turbojato Rolls-Royce Spey, o atual AMX apresenta aviônicos modernos, incluindo um display head-up e display multifuncional da Alenia, bem como uma unidade inercial Litton LN39. É equipado com um telêmetro radar Elta EL/M-200 1B (AMI) ou Tecnasa/SMA SCP01 (FAB). As versões italiana e brasileira também se distinguem pelo armamento fixo: um canhão GE Vulcan M61 de 20 mm para a Força Aérea Italiana ou dois canhões GIAT DEFA 554 de 30 mm para a FAB.

Na Itália, para aumentar seu potencial, foram desenvolvidos programas de treinamento específicos para a linha AMX operar com óculos de visão noturna e foi concluído um programa de modernização para equipar o A-11B “Ghibli”, como o AMX é chamado pelos italianos, com munições mais modernas, precisas e avançadas.

O AMX Ghibli é capaz de apoio aproximado, reconhecimento tático e missões de cooperação aérea com forças de superfície (terrestres e navais). Está equipado com um sistema de reabastecimento em voo e, graças à sua aviónica, pode realizar missões em todas as condições meteorológicas.

AMX italiano com pintura conmemorativa de 30 anos de operação

Com a aposentadoria dos Ghibli, o pequeno avião de ataque ao solo em breve equipará apenas a Força Aérea Brasileira (FAB).

No início de 2024, os últimos AMXs italianos terão completado 35 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.