23 de set. de 2022

AEB participa do 73° Congresso Internacional de Astronáutica (IAC) 2022

A edição deste ano ocorre em Paris, entre os dias 18 e 22 de setembro

A Agência Espacial Brasileira (AEB), coordenadora do Programa Espacial Brasileiro (PEB), está presente na 73ª edição do Congresso Internacional de Astronáutica (IAC). O evento ocorre entre os dias 18 e 22 de setembro, com o intuito de fomentar o diálogo entre nações e profissionais que atuam no setor espacial.

Pela primeira vez com um estande institucional à disposição dos brasileiros no maior congresso de astronáutica do mundo, a AEB tem se posicionado cada vez mais como um facilitador para a criação de parcerias nacionais e internacionais para entidades governamentais, indústria e academia.

Entidades governamentais, empresas, cientistas, pesquisadores e estudantes brasileiros estão convidados a visitar o estande e utilizar-se do espaço para encontros, apresentações e outras ações que se façam necessárias. Ele está localizado no pavilhão sete do Centro de Convenções de Paris (veja o mapa). 

Durante o congresso, a Agência foi reconhecida como um dos parceiros que apoiam o evento e agora faz parte do IAF Alliance Programme, ao lado de representantes internacionais como a Agência Espacial Europeia (ESA) e a empresa astronáutica de Jeff Bezos, Blue Origin. 

No dia 19 de setembro, o presidente da AEB, Carlos Moura, se reuniu com os representantes das nações signatárias dos Acordos de Artemis. É a primeira reunião presencial desde o lançamento dos Acordos. Os signatários discutiram os próximos passos para garantir o seguro e responsável exploração do espaço.


O Congresso

O IAC é um evento anual organizado pela Federação de Astronáutica Internacional (IAF), criada em 1951, com o intuito de fomentar o diálogo entre nações e profissionais que atuam no setor espacial. Trata-se de uma grande oportunidade para reunir, negociar e trocar experiências com outras agências, empresas, startups, empreendedores, laboratórios, cientistas, pesquisadores e fabricantes do setor aeroespacial.

O Congresso é um evento que atrai mais de seis mil participantes a cada ano e disponibiliza informações recentes sobre desenvolvimentos e pesquisas do setor espacial em todo o mundo. É uma oportunidade em que todos os stakeholders do setor espacial global se reúnem simultaneamente.  

Este ano, o tema principal é “Espaço para todos” (Space for @ll). Enfatiza a inclusão de todas as comunidades espaciais, destacando o empreendedorismo que poderá ampliar o alcance de beneficiários das atividades espaciais. Além disso, o objetio da Agência Espacial da França (CNES - Centre National d'Études Spatiales) é de criar o primeiro IAC sustentável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.