29 de set. de 2022

CVT-E realiza primeira edição da “Semana Espacial”

Ação levou conhecimento sobre temática espacial para a população local


A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), realizou, entre os dias 19 e 23 de setembro, a “Semana Espacial CVT-E 2022”. A ação, que recebeu um público diversificado e abordou diversos temas ligados à área espacial, foi realizada nas instalações do próprio CVT-E, que integra a Unidade Regional da AEB no Rio Grande do Norte e está localizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim/RN.

Cada dia, de acordo com a programação, contou com a parceria de uma instituição local que atua com a temática espacial. Além de divulgar as diversas áreas ligadas ao setor, a ação também teve como objetivo estimular o interesse pelo tema e capacitar a população, por meio de palestras e oficinas direcionadas à comunidade estudantil do ensino fundamental, ensino médio, universitário, professores do Rio Grande do Norte e regiões próximas. Ao todo, a Semana Espacial CVT-E 2022 alcançou mais de 400 participantes em todos os dias do evento.

O Workshop de Satélites (19), que teve foco o público universitário, aconteceu em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de Natal e São José dos Campos. As palestras abordaram os seguintes temas: Engenharia de Sistemas para Pequenos Satélites, CONASAT - Constelação de Nanossatélites para Coleta de Dados e EMMN - Estação MultiMissão de Natal. A atividade prática foi de Classificação de Uso e Cobertura da Terra em imagens de satélite usando Redes Neurais Convolucionais.

O Dia Espacial (20) teve como parceiros o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN Campus Parnamirim) e a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim (SEMEC). Foi direcionado a alunos do ensino fundamental II. Durante o dia, foram ministradas palestras com os temas foguetes, satélites e Astronomia, além da realização de sessões de planetário e das oficinas práticas "Construindo um Rover" e "Integrando CubeSat."

Já o Workshop de Foguetes (21), destinado ao público do ensino médio e universitário, foi realizado em parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre os centros de lançamentos brasileiros, a importância do CLBI no cenário nacional e internacional, segurança em lançamentos, rastreio/estação Natal e trajetografia. A convite do diretor do CLBI, puderam acompanhar um lançamento ao vivo de um foguete, proveniente da Operação Natal XLIV, realizado pelo Centro de Lançamento considerado o berço do Programa Espacial Brasileiro. 

Professores das redes pública, privada e entusiastas, participaram do Workshop sobre Astronomia (22), realizado em parceria com a Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA). Foram abordados temas como: Apresentação de Pálido Ponto Azul, Estações do Ano e a Órbita da Terra em Torno do Sol (Um episódio na vida de Joaozinho da Maré), O Planetário e a Educação, Astrofotografia, Instrumentos de Observação do Céu, além de uma atividade prática de observação, com uso de telescópios levados por participantes, palestrantes e pela equipe do CVT-Espacial.

“A Semana Espacial foi extremamente importante para as equipes da Regional do Rio Grande do Norte, do CVT-E e da AEB, principalmente para darmos continuidade no desenvolvimento dos nossos programas educacionais. Foi uma atividade sequencial, com vários públicos e temáticas diferentes, e serviu de teste para a nossa capacidade e para a receptividade da comunidade com relação a cada um dos temas”, explica o coordenador da Unidade Regional de Natal/RN, Danilo Sakay.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.