17 de jan. de 2023

China repreende EUA por roubar petróleo da Síria

Afirma-se que o direito à vida do povo sírio está sendo impiedosamente pisoteado pelos EUA


PEQUIM, 17 de janeiro. /TASS/. O roubo de petróleo sírio pelos EUA exacerba a crise energética e humanitária no país do Oriente Médio devastado pela guerra, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, em uma entrevista coletiva na terça-feira.

“De acordo com dados do governo sírio, no primeiro semestre de 2022, mais de 80% da produção diária de petróleo da Síria foi contrabandeada para fora do país por tropas de ocupação dos EUA <…> Tal banditismo está agravando a crise energética e o desastre humanitário na Síria. O direito à vida das pessoas na Síria está sendo impiedosamente pisoteado pelos EUA”, disse o diplomata.

“Os EUA devem responder por seu roubo de petróleo. O povo sírio e a comunidade internacional merecem uma resposta. Exortamos os EUA a pararem de atropelar o estado de direito internacional e quebrar as regras internacionais”, enfatizou Wang Wenbin.

A maior parte das províncias sírias de Deir Ez-Zor, Raqqa e Hasakah, no leste e nordeste do país, está sob o controle das Forças Democráticas Sírias Curdas (SDF), apoiadas pelos EUA. De acordo com o canal de TV Al Mayadeen do Líbano, a coalizão ocidental liderada pelos EUA auxilia a administração autônoma curda a estabelecer a produção em poços desativados. Segundo a agência de notícias, isso é feito para criar uma base econômica com as vendas subsequentes de petróleo. Damasco vê a presença militar dos Estados Unidos em solo sírio como uma ocupação ilegal do país.

FONTE: TASS / FOTO: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.