5 de jan. de 2023

China discute com a Guiné Equatorial a criação de uma base naval na cidade de Bata

Luiz Padilha - De acordo com as informações publicadas pelo Japão Forward em 7 de dezembro de 2022, a Marinha do Exército de Libertação dos Povos da China está negociando com o governo da Guiné Equatorial de um acordo para a construção de uma base naval no porto continental de Equato-Guinean de Bata .

A cooperação militar remonta ao período da Guerra Fria, quando a China estava interessada em ajudar os movimentos de libertação africana. O primeiro presidente da Eritreia, Isaias Afwerki, líder na luta pela independência, recebeu treinamento militar na China, além de alguns aliados tradicionais, como Somália e Tanzânia, a China também teve laços militares com países não alinhados como o Egito.

Porto da cidade de Bata, Guiné Equatorial

Em julho de 2017, a China criou sua primeira base militar no exterior em Djibuti, que é uma pequena cidade localizada no chifre da África entre o Golfo de Aden e o Mar Vermelho, como uma instalação de logística para missões de manutenção da paz no continente.

Djibuti está estrategicamente situado pelo Estreito de Bab-El-Mandeb, que separa o Golfo de Aden do Mar Vermelho e guarda as abordagens ao Canal de Suez.

A base chinesa está localizada pelo porto de Doraleh, a oeste da cidade de Djibuti. Ao sul da cidade estão várias outras bases militares estrangeiras, incluindo Camp Lemonnier (Marinha dos Estados Unidos), Aerienne Base 188 (Força Aérea Francesa) e a base de Djibouti da Força de Autodefesa do Japão.

A base fortemente fortificada é de tamanho de 0,5 quilômetros quadrados, com aproximadamente 1.000 a 2.000 funcionários, e tem um espaço subterrâneo de 23.000 m².

A base possui uma pista de 400m com uma torre de controle de tráfego aéreo, além de um grande heliponto. A base também abriga o Hospital Base de Apoio a PLAN em Djibuti.

Uma construção terminada no píer em dezembro de 2019, com 1.120 pés é relatada como suficiente para poder se adequar aos dois novos porta-aviões da PLAN e outros navios de guerra ou pelo menos quatro submarinos nucleares.

Porta aviões chinês Liaoning

Os rumores da possível ambição da China de construir uma base militar na Guiné Equatorial surgiram pela primeira vez em um artigo do Wall Street Journal em dezembro de 2021, citando reivindicações de um funcionário de inteligência dos EUA sem nome.

O Golfo da Guiné é uma rota de remessa estrategicamente importante, com 25% do comércio marítimo da África passando pela região. A pirataria crescente no Golfo interrompe o comércio. A base da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN) na Guiné Equatorial melhoraria as capacidades anti-pirataria chinesas na África Ocidental, um objetivo declarado do Plano de Ação FOCAC 2018.


TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: NavyRecognition

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.