2 de jan. de 2023

Programa Microgravidade divulga novo anúncio de oportunidades

Objetivo é receber propostas para o desenvolvimento de experimentos científicos e tecnológicos nacionais em ambiente de microgravidade


Dando continuidade ao Programa de Microgravidade, criado em 1998, a Agência Espacial Brasileira (AEB) publica o sexto Anúncio de Oportunidade (6º AO) para interessados em desenvolver experimentos científicos e tecnológicos, nacionais, em ambiente de microgravidade.

As propostas deverão ser cadastradas exclusivamente por meio de formulário eletrônico que estará disponível no site da AEB a partir do dia 15 de janeiro de 2023. Os interessados devem submeter suas propostas até dia 24 de fevereiro.

O sexto Anúncio de Oportunidades prevê a realização de um lançamento do veículo de sondagem VSB-30 carregando experimentos selecionados, em 2026. Até hoje o Programa realizou 5 voos de foguetes de sondagem e um voo com experimentos da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

“Várias instituições nacionais voaram experimentos por meio do Programa de Microgravidade. Com a retomada do Programa, que teve seu último AO ativo em 2013, buscamos tornar mais acessível a utilização dos meios nacionais (veículo lançador, Plataforma Suborbital de Microgravidade – PSM e espaçoportos brasileiros) em prol das pesquisas científicas e do desenvolvimento tecnológico. Esse tipo de serviço é capaz de produzir resultados significativos para a sociedade, tais como a produção de novos fármacos e outros produtos avançados.”, ressalta Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira. 


Sobre o Programa Microgravidade

O Programa Microgravidade foi criado em 1998 pela Resolução nº 36 do Conselho Superior da AEB, e tem como objetivo disponibilizar ambientes de imponderabilidade aparente, comumente chamado de microgravidade, à disposição da comunidade técnico-científica brasileira, provendo meios de acesso e suporte técnico e orçamentário para a viabilização de experimentos que necessitem desses ambientes.

A condução de experimentos num ambiente de microgravidade possibilita o melhor entendimento, e posterior aperfeiçoamento em solo, de processos físicos, químicos e biológicos. Por meio de voos em foguetes suborbitais nacionais é possível criar um ambiente de microgravidade por até seis minutos, tempo suficiente para que sejam observados, em análise posterior ao lançamento, os resultados sobre o desempenho dos experimentos embarcados. 

Acesse o anúncio completo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.