26 de jan. de 2023

Navios de guerra iranianos visitam o Brasil


A flotilha iraniana, composta por navios de guerra Dena e Makran, chegará ao porto brasileiro do Rio de Janeiro nos próximos dias. A 86ª flotilha partiu do sul do Irã no início do outono com o objetivo de circunavegar o mundo. A viagem ao Brasil parece fazer parte de uma missão ao Canal do Panamá.

Em 11 de janeiro, o comandante da Marinha Iraniana, contra-almirante Shahram Irani, disse que estão em andamento planos para enviar os navios para o Canal do Panamá, enquanto militares iranianos se aproximam das costas das Américas.

O Dena é um navio de guerra da classe “Mowj” que ingressou na Marinha Iraniana em junho de 2021. O navio militar está equipado com mísseis de cruzeiro antinavio, torpedos e canhões navais.

A outra embarcação da flotilha é Makran, um navio de base avançada deslocando 121.000 toneladas. O petroleiro que virou navio de guerra pode transportar cinco helicópteros e é empregado para fornecer apoio logístico aos navios de guerra de combate.

Espera-se que a 86ª flotilha quebre o recorde de distância percorrida por uma flotilha iraniana em águas internacionais. No ano passado, a 75ª flotilha, incluindo os navios de guerra Sahand e Makran, estabeleceu um novo recorde de navegação de 250.000 quilômetros após uma viagem a São Petersburgo, na Rússia.

A Marinha Iraniana estabeleceu três comandos oceânicos supervisionando missões navais no Oceano Índico, no Oceano Pacífico e no Oceano Atlântico.

Makran

FONTE: Tasnim News Agency

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.