2 de jan. de 2023

China divulga vídeo a partir de caça J-11 que interceptou o RC-135V da USAF que “fazia manobras perigosas”

 

Fernando Valduga Era um avião espião RC-135 dos EUA que se envolveu em manobras perigosas contra um caça J-11 da Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLA), que monitorava a aeronave dos EUA durante o reconhecimento próximo do último sobre o Mar da China Meridional, “com os EUA enganando intencionalmente o público”, disse o Comando do Teatro do Sul do PLA no sábado, divulgando um vídeo documentando o incidente.

“A declaração dos EUA desconsiderou a verdade e é pura calúnia e exagero”, disse o coronel sênior Tian Junli, porta-voz do Comando do teatro Sul do PLA, em um comunicado no sábado.

A declaração de Tian é uma resposta a uma recente declaração militar dos EUA alegando que um caça J-11 da Marinha do PLA chegou a seis metros de uma aeronave RC-135 da Força Aérea dos EUA sobre o Mar da China Meridional em 21 de dezembro, forçando a aeronave dos EUA a realizar manobras evasivas para evitar uma colisão no espaço aéreo internacional, informou a Reuters na sexta-feira.

Uma aeronave RC-135 dos EUA conduzia um reconhecimento intencional na costa sul da China e nas Ilhas Xisha de Hainan, província de Hainan no sul da China, em 21 de dezembro, disse o comunicado.

Apesar dos múltiplos alertas do lado chinês, a aeronave norte-americana alterou repentinamente sua posição de voo, empurrou a aeronave chinesa para a esquerda em um perigoso movimento de aproximação, o que comprometeu seriamente a segurança de voo da aeronave militar chinesa, violou severamente as Regras de Conduta para Segurança de Encontros aéreos e marítimos entre a China e os EUA, bem como leis e práticas internacionais relacionadas, disse o porta-voz.

Um vídeo documentando o incidente da perspectiva do caça chinês J-11 foi anexado à declaração de Tian, que mostrava que o RC-135 dos EUA alterou intencionalmente sua posição de voo em uma abordagem perigosa em direção à aeronave chinesa às 11h25 do dia 21 de dezembro.

Pelo vídeo divulgado pelo lado chinês, é óbvio que a aeronave dos EUA manobrou ativamente para a esquerda em direção à aeronave chinesa, verificando que foi o lado dos EUA que se envolveu em movimentos perigosos, disse um especialista militar chinês ao Global Times no sábado.

Por outro lado, o vídeo divulgado pelos EUA apenas mostrou a aeronave chinesa voando ao lado da aeronave americana sem fazer manobras perigosas, disse o especialista.

O piloto chinês tomou medidas profissionais e padrão de acordo com as leis e regulamentos, refletindo plenamente a atitude responsável dos militares chineses em relação à segurança regional e à segurança do pessoal da linha de frente, disse Tian.

“O lado dos EUA intencionalmente enganou o público, chamado de preto e branco, culpando a China enquanto os próprios norte americanos são culpados e tentaram confundir a opinião internacional”, disse ele.

“Exigimos severamente que os EUA restrinjam os movimentos de suas forças marítimas e aéreas da linha de frente, cumpram estritamente as leis internacionais e acordos relacionados e evitem acidentes marítimos e aéreos”, disse Tian.

Os militares chineses estão em alerta máximo o tempo todo, pois cumprirão resolutamente seus deveres e missões, salvaguardando a soberania e a segurança nacionais, disse o porta-voz.

Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse em uma coletiva de imprensa regular na sexta-feira em resposta ao incidente que, por um longo tempo, os EUA frequentemente mobilizam aeronaves e embarcações para reconhecimento próximo à China, que representa um sério perigo para a segurança nacional da China.

Os movimentos provocativos e perigosos dos EUA são a causa raiz dos problemas de segurança marítima, disse Wang.

“A China pede aos EUA que parem com tais provocações perigosas e parem de desviar a culpa para a China. A China continuará a tomar as medidas necessárias para defender resolutamente sua soberania e segurança e trabalhar com os países da região para salvaguardar firmemente a paz e a estabilidade no Mar da China Meridional”, disse Wang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.