21 de mai. de 2024

Guerra na Ucrânia: Rússia continua a atacar nos setores de Chasiv Yar, Orikhiv, Svatove e Ocheretyne

Na frente de Kharkiv, porém, a Ucrânia está conseguindo estabilizar a situação – as informações são da mais recente edição de mapas publicados pelo MD francês desde o início do conflito

 

Nas últimas semanas, os mapas e atualizações gerais da Guerra na Ucrânia, publicados periodicamente pelo Ministério da Defesa da França a partir de dados de inteligência, vinham mostrando graduais avanços russos sobre território ucraniano, notadamente na nova frente aberta no Nordeste ucraniano, próximo a Kharkiv.

A mais recente atualização, publicada na segunda-feira (20/5/2024), informa que a pressão russa ainda é significativa na região de Kharkiv, mas que as Forças Armadas da Ucrânia (FAU) conseguiram estabilizar a situação naquela frente. Mais especificamente, as Forças Armadas da Federação Russa (FAFR) têm bordejado Lyptsi e entraram em Vovtchansk, mas a situação tende a estabilizar, segundo o MD francês.

As FAFR continuam as investidas táticas nos setores de Chasiv Yar (centro-leste) e Orikhiv, assim como em Svatove (sul de Kupiansk) e Ocheretyne. Neste setor, os russos avançam para leste de Keramik e em direção a Oleksandropil.

As FAU têm focado, ofensivamente, em ataques com drones em profundidade no território russo, visando infraestruturas de interesse perto de Moscou e São Petersburgo. A Frota do Mar Negro, bem como as estruturas militares da Crimeia, também são atingidas regularmente. Já em terra, na frente sul, não há desenvolvimentos notáveis no momento.

Para ver a atualização original em francês (arquivo pdf) do período entre 16 e 20 de maio, clique aqui. Para uma visão geral da evolução recente das frentes, em seis mapas sequenciais publicados desde 30 de abril (cobrindo assim boa parte dos últimos  avanços importantes da Rússia), clique aqui. Já para acessar todo o dossiê (com dezenas de mapas e informações) que mostra os avanços e recuos de parte a parte desde o início do conflito, em fevereiro de 2022, clique aqui.

O dossiê do MD francês é considerado por especialistas em temas militares, assim como em geografia e geopolítica, como uma ótima fonte para a visão geral de toda a evolução da guerra, mostrando as principais movimentações dos dois lados ao longo do conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.