31 de mai. de 2024

Filipinas e Suécia assinam acordo sobre compra de caças Gripen

 

Fernando Valduga - As Filipinas e a Suécia assinaram um acordo importante para apoiar a aquisição planejada de aeronaves de caça multifuncionais (MRF) Gripen E por Manila para a Força Aérea Filipina (PAF).

Intitulado “Acordo de Implementação Relativo à Aquisição de Material e Equipamento de Defesa”, o acordo fornece a estrutura governamental para que as Filipinas comprem equipamento de defesa fabricado na Suécia.

Os dois países assinaram o acordo em 17 de maio, informou a Embaixada da Suécia em Manila na sua página oficial do Facebook. Uma foto que acompanhava mostrava Joakim Wallin, chefe de exportações de material de defesa sueco e Joselito Ramos, secretário assistente de logística, aquisições e postura de defesa autossuficiente das Filipinas do Departamento de Defesa Nacional, liderando a assinatura.

“A cooperação logística faz parte do compromisso dos dois países no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) relativo à cooperação na aquisição de material de defesa assinado pelos dois países em 3 de junho de 2023, ratificado no mesmo dia pela Suécia e pelas Filipinas em 4 de setembro de 2023”, disse a embaixada, referindo-se ao memorando de entendimento assinado à margem do Diálogo Shangri-La em Singapura no ano passado.

De acordo com uma declaração separada da Administração Sueca de Materiais de Defesa, as Filipinas manifestaram “grande interesse nos sistemas suecos”, incluindo aviões de combate, sistemas de comando e aeronaves aerotransportadas de alerta antecipado.

“Estamos agora a dar um passo concreto e importante na cooperação com as Filipinas. A porta está agora aberta para as empresas de defesa suecas participarem nas aquisições para a defesa filipina”, disse Wallin.

A assinatura ocorreu antes da visita do ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, ao país na próxima semana, como parte de uma mudança de uma semana entre três países na Ásia-Pacífico.

Saab 340 AEW&C também está sendo avaliado pela PAF.

Segundo o Ministério da Defesa da Suécia, as Filipinas serão a última escala de Jonson na viagem que terá início no dia 5 de junho, após as suas visitas a Singapura e à Austrália. Ele se reunirá com o secretário de Defesa, Gilberto Teodoro Jr., e participará das comemorações do Dia Nacional da Embaixada da Suécia.

Estocolmo há muito se oferece para fornecer caças Saab JAS39 Gripen de fabricação sueca para a PAF. É um dos dois caças identificados pela PAF para o seu projeto de aquisição de MRF, além do F-16 da Lockheed Martin dos Estados Unidos.

Fontes militares disseram que a aquisição planejada da aeronave MRF no âmbito do “Re-Horizon 3” seria “multiplataforma” e consistiria em uma “frota mista”. Os 35 milhões de dólares da “Re-Horizon 3” são a fase final do Programa de Modernização das Forças Armadas das Filipinas, de três fases, um plano de atualização da capacidade militar que começou em 2013.

No ano passado, o chefe da PAF, tenente-general Stephen Parreño, liderou uma pequena delegação à Suécia, onde se envolveu com a Força Aérea Sueca e visitou as instalações da Saab para verificar as aeronaves JAS39 Gripen e os Saab 340 de alerta aéreo antecipado e controle.

Jatos FA-50 da PAF

O esforço contínuo para aumentar a capacidade militar das Filipinas surge num contexto de crescente assertividade da China no Mar Ocidental das Filipinas.

A PAF há muito procura adquirir caças adequados para dissuasão. Atualmente, está usando uma dúzia de aeronaves de combate leve FA-50 construídas na Coreia do Sul, depois de aposentar seus caças restantes em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.