Lançadas do santuário de seu próprio espaço aéreo, a Rússia tem usado bombas planadoras de 1,5 tonelada para ganhar terreno e causar destruição na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. E atualmente, a Ucrânia tem poucas opções para deter esses ataques.
As grandes e baratas bombas russas, adaptadas da era soviética, tornaram-se uma das armas mais eficazes da Rússia na invasão em grande escala. Elas contribuíram para a queda da cidade estratégica de Avdiivka em fevereiro e agora estão sendo usadas diariamente em ataques devastadores em Kharkiv. As autoridades locais têm se referido a elas como uma “super arma”, dizendo que têm dizimado ruas inteiras de uma só vez.
Duas dessas bombas foram usadas em um ataque a uma loja de ferragens lotada em Kharkiv no fim de semana, matando pelo menos 14 pessoas e ferindo dezenas, segundo autoridades ucranianas. O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que elas são agora a principal ferramenta da guerra russa.
Zelensky disse que mais de 3.200 bombas guiadas foram usadas contra alvos ucranianos só em abril. As autoridades em Kharkiv disseram à Al Jazeera no fim de semana que as bombas eram lançadas em direção à cidade a cada 10 a 20 minutos.
Os ataques renovados de Moscou no nordeste da Ucrânia ocorrem enquanto Kyiv ainda se recupera do auxílio ocidental estagnado. Zelenskyy alertou que a situação está prestes a piorar, dizendo que as forças de Moscou estão se concentrando para uma nova ofensiva terrestre na região e instando o Ocidente a acelerar o suporte.
As bombas planadoras geralmente começam como “bombas burras” antiquadas, equipadas com kits de asas e sistemas de navegação por satélite para fornecer precisão “inteligente”. A Rússia tem usado seus antigos estoques soviéticos para dar uma nova vida às bombas pesadas FAB-500 e FAB-1500. Essas bombas não são lançadas diretamente de cima, mas suas asas retráteis permitem que elas planem de 50 a 70 quilômetros pelo ar em alta velocidade até atingir um alvo.
FONTE: ABC News da Austrália
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.