15 de mai. de 2024

Primeiro-ministro eslovaco foi baleado e está entre a vida e a morte

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, foi baleado após uma reunião do executivo em Handlová, a cerca de 150 quilómetros da capital do país. Segundo fontes oficiais « está em perigo de vida» e deve ser operado de urgência


O primeiro ministro eslovaco, Robert Fico. AP - Petr David Josek

RFI- Esta quarta-feira, o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, levou vários tiros no abdómen e no peito, momentos depois de uma reunião governamental. O tiroteio teve lugar em frente à Casa da Cultura local, onde o primeiro-ministro, de 59 anos, se encontrava com os seus apoiantes.

Segundo um comunicado do governo eslovaco, Robert Fico está “em perigo de vida” e foi levado de helicóptero para a cidade de Banska Bystrica, no norte do país, para receber um tratamento urgente "porque demoraria muito tempo a chegar a Bratislava, dada a necessidade de uma intervenção » sendo que de acordo com o executivo. As próximas horas serão decisivas.


O suspeito dos disparos de 71 anos foi detido 

O atirador foi detido pela polícia local. O jornal eslovaco Pluska afirma que o agressor teria 71 anos e seria o fundador de um clube literário em Handlová. “Robo, anda cà”, terá gritado antes de disparar, de acordo com o portal Pravda.

A Presidente eslovaca, Zuzana Caputova, condenou a tentativa de assassínio: "Estou absolutamente chocada com o ataque de hoje ao primeiro-ministro, Robert Fico, que condeno com a maior veemência possível. Desejo-lhe muita força neste momento crítico e uma recuperação rápida.” escreveu na rede social X.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, deixou também uma mensagem de condenação ao sucedido: “Estes actos de violência não podem acontecer na nossa sociedade e minam a democracia, o nosso bem comum mais precioso ».

No mesmo sentido, o Presidente francês condenou « firmemente » o suceido e o seu homólogo americano, Joe Biden, expressou o seu repúdio pelo "ignóbil acto de violência" dirigido contra o chefe do governo eslovaco.

No concerto de condenações internacionais, o Presidente ucraniano também considerou que “Todos os esforços têm de ser feitos para garantir que a violência não se torne a norma em nenhum país, forma ou esfera".

********************************************************************

Veja o momento do atentado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.