16 de mai. de 2024

Aeronave da Força Aérea Chilena traz mais de 2 toneladas de ajuda para o Rio Grande do Sul

Twin Otter da Força Aérea Chilena quando chegava na Base Aérea de Santa Maria. (Foto: Rafael Beltrame / www.spotter.com.br)


Fernando Valduga  - Com a conclusão de duas missões de transferência de carga com ajuda humanitária, o primeiro dia de operações da aeronave Twin Otter da Força Aérea Chilena terminou no dia 15 de maio, no estado do Rio Grande do Sul, setor fortemente afetado pelas chuvas que têm caído na última semana, que provocaram enchentes que obrigaram mais de 600 mil brasileiros a se deslocarem para outras cidades do interior do país.

A aeronave DHC-6 Twin Otter da III Brigada Aérea da Força Aérea do Chile, que está estacionada desde a noite de segunda-feira na Base Aérea de Santa María da Força Aérea Brasileira, decolou por volta das 7h30 horas com destino o Aeroporto de Pelotas, com ajuda humanitária que será distribuída entre as vítimas da cidade de Rio Grande. Entretanto, a aeronave repetiu a manobra ao meio-dia, transportando uma nova carga, também com peso superior a uma tonelada, para o mesmo setor.

Segundo o Segundo Tenente Matías Toutin, copiloto da primeira missão, este tipo de ajuda engrandece o nome do nosso país e da nossa instituição, pois colocamos a nossa experiência e capacidades à disposição para apoiar um país vizinho numa situação de emergência. muito complexo. “Sinto-me muito orgulhoso de estar aqui com os demais tripulantes, todos do Grupo de Aviação Nº 5, que no processo estão abrindo um precedente com esta implantação direta de Puerto Montt a Santa María”, explicou.

Por sua vez, o Adido Aéreo do Chile no Brasil, Coronel de Aviação Ignacio Lamatta, que também está destacado na Base Aérea de Santa María, expressou que a instituição está apoiando as autoridades locais na transferência de cargas, suprimentos médicos e pessoas, que tem sido muito valorizado, já que a emergência é muito grave. “Esse apoio tem sido muito importante e significativo, pois conseguimos mobilizar, apenas no primeiro dia de operações, duas toneladas de carga com ajuda humanitária, que tem sido muito valorizada aqui no Brasil”, disse.

Ressalte-se que os Aviadores Militares e meios aéreos da FACH chegaram ao Sul do Brasil para apoiar as pessoas que sofrem as consequências das enchentes e, sob o comando conjunto acionado na Base Aérea de Santa María, estão materializando missões que nos permitem para superar as condições atuais.

A aeronave DHC-6 Twin Otter da Força Aérea do Chile decolou na última segunda-feira da Base Aérea El Tepual, em Puerto Montt, com destino à Base Aérea de Santa María, no estado do Rio Grande do Sul, para se juntar à ajuda operações no Sul do Brasil, após completar uma transferência aérea de mais de 9 horas, com escalas nas cidades argentinas de Neuquén, Bahía Blanca e Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.