4 de jul. de 2024

Paquistão integra míssil de cruzeiro Ra’ad com capacidade nuclear no jato JF-17

 

Fernando Valduga  - O Paquistão integrou o míssil de cruzeiro lançado pelo ar Ra’ad (ALCM), capaz de transportar ogivas convencionais e nucleares, em seus caças JF-17 Thunder.

A integração foi demonstrada publicamente quando um caça a jato JF-17 Thunder Block II foi visto carregando uma variante do míssil Ra’ad sob sua asa direita durante um desfile para o Dia do Exército do Paquistão. Este desenvolvimento faz parte de um esforço mais amplo do Paquistão para substituir seus caças Mirage III/V pelo mais avançado JF-17 Thunder, produzido em conjunto com a China.

O míssil de cruzeiro Ra’ad é movido por turbofan, com alcance relatado de mais de 500 quilômetros e capacidade de ogiva de 450 quilogramas. Opera em altas velocidades subsônicas, com velocidade máxima de Mach 0,8.

Esta mudança ocorre em meio ao aumento da concorrência nuclear na região. A Índia, vizinha e rival regional do Paquistão, está expandindo o seu arsenal nuclear e reforçando as suas colaborações na indústria de defesa com países como os Estados Unidos, a França e Israel. A Índia adquiriu recentemente 5 sistemas de mísseis de defesa aérea S-400 da Rússia por mais de US$ 5 bilhões e está buscando aquisições adicionais, como o míssil de cruzeiro Brahmos e os MANPADS Igla-S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.