Por Wanglézio Braga - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados está analisando hoje (09) o parecer do Projeto de Lei N° 2238/2019, que confere ao acreano Enéas Carneiro o título de patrono da eletrocardiografia no Brasil. O projeto é de autoria do deputado Dr. Frederico (Patriotas-MG) e tem como relator o deputado Roberto Duarte (Republicanos).
Segundo o autor do projeto, a contribuição de Enéas Carneiro para a Cardiologia, especialmente para a Eletrocardiografia, justifica plenamente essa homenagem. Enéas Carneiro, natural de uma família humilde de Rio Branco, formou-se em Medicina em 1965 e possuía mestrado em cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele se destacou como cardiologista no Rio de Janeiro e escreveu um livro sobre eletrocardiograma, que se tornou referência obrigatória nos cursos de Medicina em todo o Brasil.
Enéas também teve uma carreira política notável, fundando o Partido da Reedificação da Ordem Nacional (PRONA) e candidatando-se três vezes à Presidência da República, sem sucesso. Ele ficou conhecido pelo seu projeto de governo que incluía a construção de uma bomba atômica como forma de o Brasil se impor no cenário mundial, e pelo seu jargão “Meu nome é ENÉEEAS”. Enéas foi eleito deputado federal por São Paulo em 2002, com a maior votação da história até aquela data, e reeleito em 2006.
Além de sua carreira política, Enéas exerceu o magistério da Medicina por quatro décadas, ministrando cursos de Eletrocardiografia para cerca de 30 mil médicos. O deputado Dr. Frederico destaca que sua contribuição cívica e profissional merece reconhecimento nacional, tanto como político quanto como médico cardiologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.