1 de jul. de 2021

Entregues medalhas da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Em evento realizado em Sorocaba (SP), que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, foram distribuídas medalhas para representantes de 24 escolas da cidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, estiveram em Sorocaba (SP) entregando medalhas e certificados aos estudantes de 24 escolas públicas e particulares da cidade, que foram premiados na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento oficial de entrega aconteceu no dia 25, sexta-feira, em Sorocaba, e foi conduzido pelo MCTI. A OBA conta com uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), além de ter apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Paulista (UNIP).

“A AEB sempre apoiará iniciativas como essa, cujo objetivo é fomentar a divulgação da ciência entre os estudantes. Vale lembrar que estas ações são apoiadas pelo governo, vide que tivemos não só a presença do ministro Marcos Pontes mas também do presidente Jair Bolsonaro. Foi com muito prazer que participamos da comissão de escolha dos vencedores juntamente com as comunidades científicas”, disse o presidente substituto da AEB, Paulo Barros, em entrevista.

O ministro Marcos Pontes realçou no evento a importância da olimpíada para os jovens. “Estas olimpíadas que nós temos, muitas que o ministério apoia, são muito importantes para incentivar os talentos dos jovens. Através do desafio da relação com outros jovens, eles descobrem a autoestima, a autoconfiança, e falar que são capazes de fazer aquilo. Certamente, ganhar a medalha é interessante mas é importante ressaltar que é importante a participação de qualquer um”, disse.

O dia começou com uma visita ao Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0, um centro que une conhecimento e inovação pesquisando em campos como a Internet das Coisas (IoT). O presidente Jair Bolsonaro participou de premiação de estudantes vencedores da OBA e da MOBFOG.

No mesmo dia, foi feita a cerimônia oficial de entrega conduzida pelo ministro Marcos Pontes. “Parabéns a cada um dos alunos que recebem medalhas. Os pais e os professores que permitem que a gente tenha um futuro saudável para este país“,  disse o ministro.

O coordenador da OBA, João Batista Canalle, participou por vídeo da cerimônia e mandou mensagem de incentivo a todos aos alunos. “Eu gostaria de estar aí compartilhando este momento de muita felicidade para todos. Continuem estudando e participando da OBA”, disse.

A edição deste ano da OBA, realizada nos dias 27 e 28 de maio, teve formato diferente dos anos anteriores. Os alunos realizaram as provas tanto de forma presencial como virtual. Foram mais de 900 mil inscritos, o maior número desde o lançamento da OBA, em 1998. Destes, cerca de 450 mil participaram por meio do formato digital. Mais de duas mil cidades estiveram representadas. Paralelamente, foi realizada também a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que comemora 15 anos de existência.

Na edição deste ano, além da aplicação das provas em formato digital, algumas escolas realizaram os testes presencialmente seguindo protocolos de segurança, com distanciamento social e marcação de horário. O formato digital também foi aprimorado, com o aperfeiçoamento da plataforma de gerenciamento das provas, a MOBTEX. É a mesma usada pela Olimpíada Nacional de Ciência, disponível também por meio de aplicativo.

O evento teve, ainda, participação do deputado federal Jefferson Campos (PSB/SP); do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; do secretário de Educação da cidade, Márcio Carrara; e do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancelara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.