18 de jan. de 2016

QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ACABARÁ COM 7 MILHÕES DE EMPREGOS ATÉ 2020


Fórum Econômico Mundial diz que automatização afetará especialmente trabalhos 'de escritório', mas fala em 2 milhões de novas vagas ligadas à indústria da tecnologia

Robótica, inteligência artificial e outras áreas de pesquisa tecnológica devem criar 2 milhões de vagas até 2020, segundo o Fórum Econômico Mundial(Jianan Yu/Reuters)


Pelo menos sete milhões de empregos podem ser perdidos nos próximos cinco anos por causa das transformações que a economia mundial sofrerá. As mudanças são chamadas pelo Fórum Econômico Mundial de "quarta revolução industrial".


A dois dias do início do Fórum de Davos, a entidade que o organiza apresentou nesta segunda-feira um relatório que analisa as transformações que a economia mundial e o mercado de trabalho sofrerão na próxima meia década. O estudo afirma que, por causa da automatização, o mundo perderá sete milhões de empregos "de escritório".

A pesquisa prevê o desenvolvimento nas áreas de inteligência artificial, robótica, nanotecnologia e impressão 3D. Essa transformação tornará alguns empregos supérfluos e desnecessários, mas ao mesmo tempo abrirá a oportunidade para outro grande conjunto de atividades.

É por isso que os economistas que assinam o estudo advertem que a perda será compensada com a criação de dois milhões de novos empregos nas áreas de computação, engenharia, arquitetura e matemática. A entidade baseou sua análise em dezenas de entrevistas com diretores de recursos humanos de quinze países. Somadas, essas nações têm 65% do mercado de trabalho mundial.

"Sem uma ação urgente e específica para organizar a transição e contar com trabalhadores com a formação necessária, os governos terão que lidar com mais desemprego e mais desigualdade", afirma Klaus Schwab, diretor do Fórum.

A perda de empregos afetará de maneira praticamente igual mulheres (48%) e homens (52%). No entanto, uma análise mais específica mostra que para cada cinco empregos perdidos pelas mulheres, só um será recuperado por elas. Já para os homens, a cada três empregos perdidos, os homens obterão um.
(Com EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.