10 de out. de 2017

Cruzeiro do Sul sedia encontro da Comissão Intergestores Regional de Saúde


O município também foi escolhido para representar a região Norte em um documentário sobre a importância dessas reuniões



Afim de discutir temas relacionados a saúde dos municípios da Regional do Juruá, Envira e Tarauacá e apresentar propostas para melhorar os serviços oferecidos nesta área, os secretários municipais de saúde, e demais gestores  participaram nesta terça-feira (10)de um encontro da Comissão Intergestores Regional de Saúde(CIR), sediada em Cruzeiro do Sul. O município também foi escolhido para representar a região Norte em um documentário sobre a importância dessas reuniões, que será apresentado posteriormente no Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e no Ministério da Saúde.


O encontro que aconteceu no auditório do Centro de Saúde da 25 de Agosto contou ainda com a presença do prefeito Ilderlei Cordeiro e dos vice prefeitos de Rodrigues Alves e Mâncio Lima. De acordo com o presidente do CIR na regional, Júlio Martins, o encontro é de fundamental importância para as ações que serão tomadas na área da saúde. “A Comissão Intergestora Regional é de grande valor, pois os municípios trabalham em conjunto e é aqui que são tomadas decisões do o que vai ser trabalhado na saúde dos municípios daqui para frente”, falou.


Segundo o secretário municipal de saúde e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Acre (Cosems/AC), Edir Nascimento, as propostas apresentadas nas reuniões são levadas para o Ministério da Saúde, onde são avaliados o envio de incentivos financeiros para cada cidade. “Um exemplo de tema a ser discutido é a malária que afeta Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, e a importância é saber de que maneira esses três municípios vão conduzir a malária com apoio técnico e apoio financeiro. São em reuniões como essas que levamos as propostas a nível de estado e depois a proposta parte para o Ministério da Saúde”, explicou.

O prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou a alegria em ter Cruzeiro do Sul como sede deste encontro e do município representar toda região Norte no documentário que servirá como base para ser apresentado em nível Nacional.

 “Essa é uma reunião muito importante. Aqui eles estão debatendo saúde pública, cada município apresenta suas demandas, e mostrando como fazer através das experiências entre os gestores municipais, como capitanear recursos e projetos que venham a beneficiar a cada dia a saúde da nossa população”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.