31 de out. de 2018

Presidente chinês ordena preparação para a guerra no Mar da China Meridional


O presidente chinês, Xi Jinping, ordenou que o Comando Sul do Teatro se prepare para a guerra durante uma inspeção na última quinta-feira

O comando supervisiona o Mar do Sul da China, onde as tensões aumentaram.
Um destróier chinês enfrentou um navio de guerra da Marinha dos EUA conduzindo uma operação de liberdade de navegação perto das Ilhas Spratly no final de setembro, quase causando uma colisão.
O comandante-chefe da China ordenou que o comando militar que supervisiona o disputado Mar do Sul da China “concentre os preparativos para a guerra”, segundo o South China Morning Post.


O presidente chinês, Xi Jinping, inspecionou o Comando do Teatro do Sul no dia 25 de outubro, novamente enfatizando a necessidade de construir uma força que possa “lutar e vencer guerras” na era moderna. “Temos que intensificar exercícios de prontidão de combate, exercícios conjuntos e exercícios de confronto para melhorar as capacidades dos militares e preparação para a guerra”, explicou, acrescentando que o comando tem uma “pesada responsabilidade militar” para levar em consideração todas as situações complexas planos de acordo.”

“Vocês estão constantemente trabalhando na linha de frente e desempenhando papéis-chave na proteção da soberania territorial nacional e dos interesses marítimos”, disse Xi, segundo o China Daily, “espero que vocês possam cumprir essas missões sagradas e solenes”.

O poderoso líder chinês fortaleceu e modernizou o Exército de Libertação Popular (ELP) como prioridade máxima.

Enquanto Xi fez seu discurso na província de Guangdong, o ministro chinês da Defesa, Wei Fenghe, advertiu que a China não desistirá de “uma única peça” de suas propriedades territoriais, acrescentando que “desafios” à sua soberania sobre Taiwan poderiam levar a China a usar a força militar.

A Marinha dos EUA enviou recentemente dois navios de guerra através do Estreito de Taiwan, um movimento que, como os frequentes bombardeiros militares dos EUA e as operações de liberdade de navegação no Mar do Sul da China, enfureceu Pequim.

As tensões foram particularmente altas no Mar da China Meridional nos últimos meses, com voos regulares de bombardeiros B-52 pelos EUA e navios de guerra da Marinha  Chinesa desafiando navios militares americanos e aviões que se aproximam demais dos territórios ocupados pelos chineses na disputada hidrovia.

O almirante da Marinha dos EUA, John Richardson, chefe de operações navais, disse na segunda-feira que a Marinha dos EUA continuará a realizar operações de liberdade de navegação e desafiar “reivindicações marítimas ilegítimas”.


Ilhas disputadas no Mar do Sul da China.

Ilhas Paracel e Spartly disputadas no Mar do Sul da China. 

FONTE: Business Insider

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.