12 de out. de 2018

Bolsonaro no 2º turno permitiu ganhos turbinados no Tesouro Direto; entenda


Evento permitiu ganhos "extraordinários" também na renda fixa


O mercado reagiu com euforia depois que os resultados das eleições mostraram o candidato Jair Bolsonaro (PSL) avançando para o segundo turno com 46,03% dos votos e Fernando Haddad (PT) com 29,28%. Na segunda-feira pós-primeiro turno, a bolsa disparou, o dólar caiu e as taxas dos títulos públicos também foram impactadas.

Com o mercado mais otimista, as taxas do Tesouro Direto voltaram a cair. Alguns papéis pós-fixados que pagavam o IPCA mais quase 6% a.a., por exemplo, hoje remuneram em torno de 5% a.a. - como é o caso do Tesouro IPCA+ com vencimento em 2024.

Mas por que isso acontece? E o mais importante: como ganhar dinheiro com isso? 

No programa Tesouro Direto com Ganhos Turbinados desta quinta-feira (11), o professor do InfoMoney, Alan Ghani, explicou que cada título público possui uma taxa de juros e que para cada vencimento existe uma taxa. Nesta taxa estão embutidas variáveis como inflação, prazo e risco. "Nós estamos emprestando dinheiro para o governo", explica.

Com um candidato mais reformista avançando nas eleições, o mercado vê esse movimento como positivo, pois entende que o ajuste fiscal está mais próximo - justamente por conta das medidas liberais. O efeito disso é uma queda nas taxas de juros, como se o mercado estivesse precificando que está "menos arriscado emprestar dinheiro para o governo".

Resultado? Todo mundo começa a comprar. Com o aumento da demanda, o preço do papel sobe e a taxa de rentabilidade cai. E é aí que o investidor pode ter "ganhos turbinados" também na renda fixa - caso venda o papel antes da data de vencimento. Os investidores que mantiverem o papel até o vencimento, porém, receberão a taxa contratada no momento da compra.

Invista no Tesouro Direto e tenha ganhos turbinados: abra uma conta de investimentos na Rico

Isso acontece quando compramos um papel a uma taxa de 10% ao ano, por exemplo, e a taxa do mercado para este título cai para 8% a.a. Nesse caso, dependendo do prazo, se vendermos o papel antes do vencimento, teremos um ganho muito acima da rentabilidade contratada de 10% a.a.

Clique aqui para assistir ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.