31 de ago. de 2020

Agência Espacial e UFMA assinam Termo de Execução para desenvolver projeto de nanossatélite



A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), assinou, no mês de agosto, um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que estabelece a capacitação técnica e desenvolvimento de um projeto de nanossatélite, da categoria de cubsats. O projeto tem o objetivo de estudar os efeitos da ionosfera na comunicação entre o cubesat e a estação de solo.

 O projeto, que se enquadra nas tendências mundiais do chamado new space, entre elas o emprego de artefatos menores e com ciclo de vida mais curto, tem o objetivo de capacitar estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA, além de estimular conhecimentos e habilidades para estudantes atuarem no setor espacial e empreenderem por meio da inovação. Os estudantes e professores da UFMA irão desenvolver a missão, o projeto, a execução e a operação de um cubesat, que é uma categoria de nanossatélites baseada em módulos padronizados de 10x10x10 centímetros.

 O cubesat da UFMA também será utilizado como retransmissor de sinal para auxiliar na busca de embarcações perdidas no município de Raposa-MA. Alia-se, assim, o desenvolvimento de competências tecnológicas com a possível prestação de serviços à sociedade, que são duas das razões de ser da AEB.

A Agência também está em negociação com outras universidades públicas, com curso de Engenharia Aeroespacial, que ainda não foram beneficiadas com recursos da AEB para o desenvolvimento de nanossatélites. Em 2020, além da UFMA, também serão beneficiadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do ABC (UFABC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.