18 de ago. de 2020

IMAGENS: FAB resgata brigadistas que combatiam incêndio no Pantanal


Missão foi realizada por tripulação do 5º/8º GAV – Esquadrão Pantera, na sexta-feira (14/07)

Fernando Valduga - O Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), sediado na Ala 4, em Santa Maria (RS), resgatou, na sexta-feira (14), brigadistas do Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Eles combatiam os focos de incêndios na região Centro-Oeste, por meio da Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa, quando acionaram apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).


Os militares estavam em uma área, quando as chamas se aproximaram e alastraram com rapidez. Em busca de local seguro para se abrigarem, foram surpreendidos por uma área de pântano, onde começaram a afundar. O helicóptero foi acionado e efetuou o resgate de seis homens.

A aeronave Black Hawk decolou da sede do Centro de Coordenação da Operação Pantanal, em Poconé (MT), às 11 horas e voou até a posição dos brigadistas para realizar o resgate. O helicóptero manteve o voo pairado, próximo ao solo para facilitar o acesso dos brigadistas até a aeronave, enquanto o homem de resgate SAR (do inglês, Search and Rescue – Busca e Salvamento), com apoio dos Bombeiros, desceu até área do pântano para o resgate. Ao final, o Esquadrão retornou com os militares para a sede. Toda a operação teve duração de 25 minutos na cena de ação.

A tripulação do helicóptero era formada por cinco militares, sendo dois pilotos, dois mecânicos e um homem de resgate. Esta foi a primeira missão real realizada pelo piloto, Tenente Aviador Paulo Sergio Martins Júnior. Para ele, é gratificante e recompensador, trabalhar para salvar vidas. “Atuar em um resgate como este mostra que toda exigência durante os treinamentos é de extrema importância, especialmente por ajudar as pessoas em momentos de dificuldades”, conta.


Operação Pantanal

O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do SESC Pantanal, em Poconé (MT), ponto estratégico para o emprego dos meios de Força Aérea. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; Fuzileiros Navais com curso de incêndio florestal; e agências federais e estaduais.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria – Fotos: Jeférson Prado/ComSoc 6°DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.