18 de ago. de 2020

EUA prendem ex-agente da CIA acusado de trabalhar para a China


Oficial teria vendido informações sigilosas da defesa norte-americana para o Partido Comunista durante uma década

 Suposto espião a serviço da China é preso nos EUA | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

A Justiça norte-americana prendeu na sexta-feira 14 um ex-oficial da CIA suspeito de ter vendido segredos de defesa confidenciais dos Estados Unidos ao governo chinês durante uma década. O caso de suposta espionagem envolvendo Alexander Yuk Ching Ma, 67 anos, só veio à tona ontem no Havaí.

Conforme a Justiça, o homem recebeu milhares de dólares do Partido Comunista pelas informações. Cidadão americano naturalizado, ele foi detido depois de confessar a um agente do FBI disfarçado o que fez, bem como o desejo de ver “a pátria mãe” bem-sucedida em suas ações contra o Ocidente.

Alexander começou a trabalhar para a CIA em 1982, com acesso a informações de alta segurança, de acordo com investigadores. Procuradores sustentam que o ex-agente deixou a CIA em 1989. Dessa forma, viveu e trabalhou em Xangai, na China, antes de se mudar para o Havaí em 2001.

A partir daí, passou a alimentar o serviço estrangeiro de inteligência sobre funcionários, operações e métodos de ocultação de comunicações da agência norte-americana. Além disso, Alexander ainda tentou um emprego no FBI para conseguir mais dados sobre a instituição e repassar aos chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.