27 de ago. de 2020

Suécia soa o alarme sobre tensões “intensificadas” no Báltico

O equipamento militar sueco foi exibido como parte dos exercícios de preparação © AP

Luiz Padilha  - A Suécia intensificou sua prontidão militar devido à “situação de segurança intensificada” no Mar Báltico, quando as tensões na região atingiram seu nível mais alto desde a guerra fria. A televisão sueca transmitiu na terça-feira imagens de veículos blindados desembarcando da balsa na ilha de Gotland, ao lado de turistas dirigindo seus Trailers, enquanto o país escandinavo tentava enviar um forte sinal à Rússia sobre o aumento da atividade militar.


Ann Linde, a ministra das Relações Exteriores da Suécia, disse ao Financial Times que a implantação não estava relacionada aos distúrbios na Bielo-Rússia, onde Estocolmo está tentando mediar após a disputada eleição deste mês, apesar das manobras militares russas.

“Quando a Rússia está fazendo um grande exercício, temos interesse em mostrar que temos militares muito fortes na Suécia e que, é claro, estamos preparados para uma situação de segurança reforçada em nossa área”, disse ela. A Suécia aumentou nos últimos anos seus gastos com defesa, após décadas de declínio, em resposta a uma Rússia mais assertiva e aos temores sobre as intenções de Moscou na região do Báltico.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: USA Vision

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.