24 de ago. de 2020

Subsistema do projeto SPORT é submetido a processo de revisão técnica no ITA



O projeto do nanossatélite SPORT foi submetido, na quinta-feira (20/08), à revisão do subsistema de Controle de Atitude no Centro Espacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, (CEI-ITA), em São José dos Campos (SP). O sistema de determinação e controle de atitude é responsável por garantir o correto apontamento do satélite durante toda a sua missão, em todos os modos de operação.

O SPORT é um projeto de satélite de pequeno porte; que terá como objetivo investigar as causas do surgimento de bolhas ionosféricas, podendo interferir nas comunicações aeroespaciais e também, nos sistemas de localização geográfica. O projeto é fruto da parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a NASA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo o presidente da AEB, Carlos Moura, o Brasil usando suas competências na área espacial, associa-se com a NASA e outros parceiros norte-americanos. “ A tecnologia de nanossatélites permite investigar questões que afetam diretamente a realidade brasileira e de toda a América do Sul. É importante aproveitarmos projetos dessa natureza, pois permitem avançar tecnologicamente em sistemas espaciais, que contribuem com o conhecimento científico da nossa realidade”, afirmou.

O coordenador da unidade Regional da AEB em São José dos Campos, Alexandre de Oliveira, que participou da banca de revisão do SPORT, destacou que o projeto possui uma enorme complexidade e, por esse motivo, necessita de várias revisões; cujo objetivo é avaliar o processo de desenvolvimento do projeto para garantir que ele possa cumprir integralmente a sua missão no espaço.

Fez parte do grupo responsável pela revisão do subsistema de controle, o pesquisador do INPE, Ronan Arraes, os representantes da Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico (SIATT), Carlos Alberto Carvalho e Júlia Albuquerque e o coordenador regional da AEB, Alexandre de Oliveira. O projeto SPORT vem sendo coordenado prelo professor do ITA, Luis Loures e sua equipe.

Sobre o SPORT

O SPORT é um pequeno satélite da categoria CubeSat 6U (6l e 9kg), que tem o objetivo de gerar dados que possam auxiliar na compreensão do surgimento das bolhas ionosféricas. Participam também do projeto SPORT membros das Universidades Estadual de Utah, Universidade do Texas em Dallas e Universidade do Alabama em Huntsville, nos Estados Unidos. Os dados científicos fornecidos pelo SPORT serão armazenados pelo Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), que fará também a distribuição pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.