31 de ago. de 2020

Seis aeronaves A-29 Super Tucano seguem para entrega à Força Aérea Filipina


Uma das aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea das Filipinas durante escalada na capital pernambucana. (Foto: Rodrigo Bertoli / Cavok)

Fernando Valduga  - Seis aeronaves Embraer A-29 Super Tucano, que estavam previstas para seguir para as Filipinas em julho, foram vistas hoje (29/08) no voo de translado quando fizeram uma escala em Recife, Pernambuco.

O fotógrafo Rodrigo Bertoli gentilmente cedeu as imagens das aeronaves A-29 da Força Aérea das Filipinas (PAF), que ostentavam matrículas brasileiras. A pandemia da COVID-19 afetou a entrega dos aviões Super Tucano, que originalmente estava prevista para o final de fevereiro deste ano.

Em novembro de 2017, a empresa brasileira Embraer anunciou a encomenda de seis aeronaves A-29 Super Tucano de ataque leve e treinamento avançado para a Força Aérea Filipina (PAF). Após um amplo processo de licitação pública com a participação de vários fabricantes de todo o mundo e cumprindo os rigorosos processos de avaliação, o Super Tucano foi selecionado como parte do plano de modernização em andamento da PAF.

O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice durável, versátil e poderosa, capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando em pistas não aprimoradas. Até o momento, o Super Tucano foi selecionado por 15 forças aéreas em todo o mundo. Assim que a entrega dessas aeronaves for concluída, elas serão entregues e mantidas pela 15ª Ala de Ataque da PAF, reforçando a restante frota da aeronaves de ataque Rockwell OV-10 “Bronco” usadas em missões de ataque.

O A-29 Super Tucano é movido por um motor turboélice PT6A-68A, desenvolvendo 969 kW. Pode voar a uma velocidade máxima de 593 km/h, tem alcance máximo de 4.820 km e uma autonomia de 6 horas e 30 minutos.

O Super Tucano é projetado para ataque leve, contra-insurgência, apoio aéreo aproximado, missões de reconhecimento aéreo em ambientes de baixa ameaça, bem como para fornecer treinamento de pilotos.

O A-29 Super Tucano é equipado com cinco pontos fixos capazes de transportar 1.500 kg de armas como bombas, mísseis ar-ar e ar-superfície ou foguetes. A aeronave também está armada com duas metralhadoras de 12,7 mm montadas nas asas com uma cadência de tiro de 1.100 tiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.