28 de dez. de 2020

Força Aérea, Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em alerta máximo sobre o Iraque para responder a possível ataque iraniano

Fernando Valduga - A Força Aérea, a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA estão em alerta elevado e aumentam as patrulhas sobre o Iraque para responder a um potencial ataque iraniano às tropas dos EUA na região do Oriente Médio.

Funcionários do Pentágono estão preocupados com os movimentos de milícias apoiadas pelo Irã em meio ao aumento das tensões na véspera do aniversário da operação que matou o principal comandante do Irã, General Qasem Soleimani, durante um ataque aéreo dos EUA em Bagdá em 3 de janeiro de 2020.

O Pentágono anunciou na quinta-feira que destacou dois bombardeiros B-52 de sua base em Barksdale, Louisiana, para o Oriente Médio e de volta para “deter a agressão” na região. Os militares também tomaram outras medidas nas últimas semanas, incluindo o envio do porta-aviões USS Nimitz de volta ao Oriente Médio e o envio de um esquadrão de caça adicional para Europa.

Um jornalista e analista de aviação militar, Babak Taghvaee também relatou que devido à possibilidade de um ataque do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica contra as tropas dos EUA no Iraque, a Força Aérea dos EUA, a Marinha dos EUA e o Corpo de Fuzileiros Navais aumentaram suas patrulhas sobre o país monitorando as Unidades de Força e Mobilização Popular (PMU) Quds ou al-Hashd al-Shaabi.

O Pentágono teme que Teerã possa tirar vantagem da transição presidencial e da retirada das tropas dos EUA do Iraque e do Afeganistão, bem como do próximo aniversário da morte do líder iraniano Qassem Soleimani pelos EUA, disse uma fonte militar ao jornal Politico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.