23 de dez. de 2020

Homenagens à Força Expedicionária Brasileira nas províncias italianas da Toscana e da Emilia-Romagna

Toscana e Emilia-Romagna (Itália) – Nos dias 14 e 15 de dezembro, diversos municípios das regiões italianas da Toscana e da Emilia-Romagna realizaram cerimônias em homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Atendendo a todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

No dia 14 de dezembro, na região da Toscana, o Coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, acompanhado da Tenente-Coronel Cecilia Tucci, Comandante do Departamento de Biodiversidade “Carabinieri” da Província de Lucca; da Prefeita de Santa Maria a Monte, Ilaria Parrella; de representantes dos municípios de Santa Croce sull’Arno, Castelfranco di Sotto e Fucecchio; e de autoridades religiosas, civis e militares, participou de uma cerimônia cívico-religiosa em homenagem à FEB, junto à pequena capela em pedra construída pelos pracinhas nos primeiros meses de 1945, atualmente localizada na Reserva Natural de Montefalcone, no distrito de Staffoli.

A “Marginetta” de Nossa Senhora de Lourdes, como é conhecida a capela febiana pela população local, foi concebida por 8 militares brasileiros no interior do Depósito de Pessoal. A função dessa unidade militar era recompletar os efetivos da FEB na linha de combate dos Apeninos, devido às baixas nessa frente de batalha. Em fevereiro de 1945, cerca de 10.000 militares estavam estacionados em Staffoli, realizando treinamento técnico e tático de combate.

Durante a cerimônia, o AdiEx e o guardião da capela, Giuliano Cappelli, realizaram a inauguração de uma placa alusiva aos 75 anos da campanha da FEB na Itália. O Monsenhor de Fucecchio, Andrea Cristiani, destacou que a “Marginetta” é a testemunha física da religiosidade que liga os povos irmãos do Brasil e da Itália.

No dia 15 de dezembro, na região da Emilia-Romagna, o AdiEx, a Prefeita de Vignola, Emilia Muratori, e autoridades civis e militares realizaram homenagens à FEB no município. A primeira parte da cerimônia ocorreu na prefeitura, onde o Coronel Santos Franco explicou a importância da cidade de Vignola para as conquistas da FEB na planície padana. Em seguida, a atividade foi desenvolvida no local de entrada das tropas febianas na cidade, após a passagem pelo vau do rio Panaro, em 23 de abril de 1945, garantindo a liberação daquela comunidade do jugo nazifascista.

As cerimônias foram sempre marcadas por muita emoção para todos os brasileiros, constatando que a chama da liberdade e da democracia acesa pela bravura dos nossos soldados da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano.

Fonte: AdiEx Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.