30 de dez. de 2020

Japão começará a produção do ASM-3A, seu novo míssil antinavio supersônico de longo alcance

Por Yoshihiro Inaba com reportagem adicional de Xavier Vavasseur

Caça F-2 da base aérea de Gifu em voo de teste com dois mísseis ASM-3 Foto:Takeru Sugiyama

Luiz Padilha  - O anúncio do míssil ASM-3A foi feito como parte de um anúncio mais amplo em que o Ministério da Defesa publicou os “Resultados da Seleção de Novos Equipamentos Críticos“.

Para registro, o Japão iniciou o desenvolvimento em grande escala de um míssil chamado XASM-3 no ano fiscal de 2010, que pode ser operado por caças F-2 da Japan Air Self Defense Force (JASDF). O XASM-3 era um míssil antinavio (ASM) lançado pelo ar que voa em velocidades supersônicas (acima de Mach 3) graças à combinação de um foguete propulsor sólido e um motor ramjet. Ele tem alcance de cerca de 200 km (108 milhas náuticas).

Em 2017, um teste de fogo real foi realizado usando um navio da Japan Maritime Self Defense Force (JMSDF) desativado. O desenvolvimento foi concluído em 2018 e as aquisições começariam no ano fiscal de 2019 como ASM-3.

XASM-3

Caça JASDF F-2 da base aérea de Gifu em voo de teste com dois mísseis ASM-3 Foto:Takeru Sugiyama

No entanto, para responder ao desempenho crescente dos sistemas de defesa aérea instalados a bordo de navios de superfície da marinha chinesa, a aquisição real do ASM-3 foi adiada. Decidiu-se desenvolver o ASM-3 (改). 改 significa modificado. Esta versão é baseada no ASM-3 e tem um alcance ainda maior.

O MoD japonês fechou em 2020 um contrato de 8,9 bilhões de ienes (US $ 85 milhões) com a empresa de defesa local Mitsubishi Heavy Industries para o desenvolvimento do ASM-3 (改). O desenvolvimento do ASM-3 (改) será realizado de 2020 a 2025.

A fim de reduzir custos e encurtar o período de desenvolvimento, o tamanho do corpo principal permanecerá inalterado em relação ao ASM-3, e o alcance será estendido reduzindo o peso total do míssil.

O ASM-3A, cuja produção em massa acaba de ser anunciada, é considerado um míssil que reflete os resultados do processo de desenvolvimento do ASM-3 (改), mas seus detalhes são desconhecidos. No entanto, o desenvolvimento do ASM-3 (改) apenas começou este ano e, portanto, pensa-se que este míssil pode realmente ter um alcance ligeiramente estendido em comparação com o ASM-3.

ASM-3 (改)

Ilustração do MoD japonês mostrando o conceito operacional do ASM-3 (改). O alcance estendido do míssil permite que os caças F-2 permaneçam afastados do alcance das defesas aéreas dos navios inimigos.

É importante notar que o desenvolvimento do ASM-3 (改) continuará mesmo após o ASM-3A entrar em produção em massa, portanto, o ASM-3A é considerado uma solução temporária para combater as ameaças navais da China.

De acordo com os planos atuais, a JASDF implantará três tipos diferentes de mísseis anti-navio modernos:

 Joint Strike Missile (JSM) para o F-35,

 Míssil Anti-Navio de Longo Alcance (LRASM) para a frota F-15J / DJ modernizada e

 ASM-3A de alcance estendido para o F-2.

ASM-3A

Caça F-2 com míssil ASM-3 Foto: Takeru Sugiyama

JSM, LRASM e mísseis anti-navio ASM-3 para JASDF

Vantagens de lançar vários tipos de mísseis anti-navio

A principal razão pela qual o JSDF implanta vários tipos de mísseis anti-navio é garantir que a combinação das características de cada míssil possa romper os sistemas de defesa aérea inimigos. Por exemplo, o JSM tem a vantagem de ser difícil de ser detectado pelo radar inimigo através de sua característica sea skimming, mas seu alcance não é muito longo (entre 100 e 300 milhas náuticas dependendo do perfil da missão).

O LRASM, por outro lado, oferece um alcance muito maior (cerca de 432 milhas náuticas), mas sua velocidade de vôo ainda é subsônica. O ASM-3A romperá o sistema de defesa aérea do inimigo na velocidade supersônica de cerca de Mach 3, mas seu alcance provavelmente será menor em comparação com o LRASM.

No entanto, se dois ou três desses mísseis antinavio de nova geração forem operados em combinação, o adversário visado terá que levar em consideração as características de cada míssil, o que colocará uma carga pesada em seus sistemas de defesa aérea.

Além desses novos ASM lançados do ar para o JASDF, as forças terrestres Japan Ground Self-Defense Force (JGSDF), também estão desenvolvendo um novo míssil de alcance estendido (supostamente com um alcance de 2.000 km ou 1.080 milhas náuticas).

A Agência de Tecnologia e Logística do Japão (ATLA) também está desenvolvendo um Míssil Anti-Navio Hipersônico e um Hyper-Velocity Gliding Projectile (HVGP), que será capaz de atingir alvos navais de alto valor.

Se um míssil guiado hipersônico, que voa em grande altitude em alta velocidade, é adicionado à mistura de mísseis anti-navio, a probabilidade dos mísseis atingirem um navio inimigo torna-se extremamente alta. Pode-se dizer que o JSDF está avançando constantemente em suas contramedidas com o futuro desenvolvimento da marinha chinesa em mente.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.