17 de dez. de 2020

Realizado o primeiro lançamento operacional de paraquedistas no KC-390 Millennium

Paulo Roberto Bastos Jr. - O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o Esquadrão Zeus, localizado em Anápolis (GO), realizou, em 9 de dezembro, o primeiro lançamento de paraquedistas na aeronave KC-390 Millennium.  Após um ano de operação na Força Aérea Brasileira (FAB), o vetor realizou sua primeira missão de Assalto Aeroterrestre, lançando militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) do Exército Brasileiro .

O treinamento está sendo feito para o exercício operacional Culminating, que será realizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos da América. Estão previstos lançamentos de tropa paraquedista brasileira e americana, utilizando as aeronaves C-17 Globemaster III, C-130J Super Hercules e o KC-390 Millennium.

A operação internacional trata-se de um simulado de guerra convencional, a qual prepara militares e tripulações para operação em missões de infiltração aérea, visando atuação em localidades de conflito.

O treinamento teve início em Anápolis, com o módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), ministrado pela Embraer, para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores da aeronave KC-390 Millennium em lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado.

A Bda Inf Pqdt participou do treinamento realizado em Anápolis com o objetivo de desenvolver a doutrina de lançamento de pessoal nas aeronaves KC-390 Millennium para a tropa terrestre. Militares da Brigada Paraquedista, no Rio de Janeiro (RJ), também participarão do exercício operacional Culminating.

Também como parte do treinamento, o 1º GTT realiza, no período de 14 a 16 de dezembro, lançamentos de pessoal na zona de lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo comandante do Esquadrão, o tenente-coronel aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, esta atividade eleva a capacidade de emprego da aviação de transporte. “Marca o início da vida operacional militar do KC-390, apontando para sua capacidade multimissão, que será explorada em pouco tempo pela Força Aérea Brasileira”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.