17 de jul. de 2021

Família de motores V2500, usados no KC-390, atinge a marca de 250 milhões de horas de voo

Fernando Valduga - Os motores turbofan V2500, fabricados pelo consórcio de motores International Aero Engines AG (IAE), já atingiram e ultrapassaram a marca de 250 milhões de horas de voo.

O motor é usado para impulsionar aeronaves da família Airbus A320ceo e a aeronave de transporte militar Embraer C-390 Millenium. O tipo também alimentou o Boeing MD-90.

Segundo informações da Pratt & Whitney, uma das integrantes do consórcio, cerca de 3.000 aeronaves voam atualmente no V2500 para mais de 200 clientes. Além da Pratt & Whitney, a MTU Aero Engines AG e a Japanese Aero Engines Corporation também fazem parte do consórcio fundado em 1983. Como membros fundadores do IAE, Fiat Aviazione e Rolls-Royce costumavam estar a bordo, mas eles venderam suas ações ao longo dos anos.

Earl Exum, presidente da IAE, disse: “Este marco é uma prova da confiabilidade e do desempenho do V2500. O motor V2500 fornece às aeronaves da Família A320ceo níveis de ruído mais baixos e uma vantagem de combustível de cerca de três por cento, resultando em economias de custo significativas, emissões mais baixas e uma vantagem na faixa de carga útil, tornando-a ideal para uma série de aplicações. O motor V2500 está no auge de sua vida e estamos determinados a ajudar nossos clientes a revitalizar a aviação e no futuro.”

A família de motores V2500 cobre a faixa de 25.000 a 33.000 lbs (111 kN a 147 kN) de empuxo de decolagem. O diâmetro do fan varia entre 1,58 metros para a versão menor e 1,61 metros para todas as outras versões do turbofan. A relação de pressão total do padrão do motor varia entre 35,8:1 e 32,8:1. O V2500 funcionou pela primeira vez em 1987 e começou sua carreira aérea em 1989 em um Airbus A320 operado pela Cyprus Airways.

Mesmo que os números de produção do V2500 tenham se estabilizado em um nível muito baixo, uma vez que o A320neo substituiu o A320ceo como o modelo padrão da Airbus, o motor continua interessante para os parceiros do consórcio, porque as unidades entregues precisam ser reparadas, revisadas e fornecido com peças de reposição.

O V2500 não é mais produzido para aviões comerciais como equipamento original, a última entrega remontando ao último A321ceo da Wizz Air em 2019.

A versão do motor V2500-E5, com um empuxo de 31.330 libras, foi escolhido pela Embraer/FAB como vencedor em meados 2011 para a aeronave de transporte militar KC-390 por ter conseguido alcançar todos os requisitos.

Possuindo uma grande compatibilidade com o V-2500 original (versão civil) ele foi concebido para ter a flexibilidade necessária de se adaptar ao desenho do KC-390 e ao seu perfil operacional de poder operar em pistas curtas e não preparadas.

A Pratt & Whitney e a IAE também lembram de ter melhorado seus serviços para o V2500, em particular com soluções LLP, programas para peças novas e reparáveis e até mesmo trocas de motores. O reator V2500 é apoiado por 18 centros de manutenção em todo o mundo, incluindo oficinas de motores pertencentes diretamente a membros do IAE.

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