7 de jul. de 2021

França estaria abandonando o programa MAWS com a Alemanha?

Airbus A320neo MPA proposto no programa MAWS entra França e Alemanha

Fernando Valduga - A França poderá abandonar o projeto para desenvolver uma aeronave de patrulha marítima (MPA) junto com a Alemanha, chamado Maritime Awareness Weapon System (MAWS), após a decisão alemã na semana passada de comprar cinco MPAs Boeing P-8A Poseidon no valor de US$ 1,43 bilhão.

A publicação francesa LA Tribune informou ontem que Paris poderá anunciar em breve o fim de sua participação no programa do Sistema de Guerra Aérea Marítima Franco-Alemão (MAWS) e se converter em uma solução exclusiva para a França.

Em 2018, a Alemanha e a França concordaram em desenvolver um novo avião de patrulha naval, o Maritime Airborne Warfare System (MAWS). A Marinha Alemã precisa substituir 8 aeronaves Lockheed P-3C Orion, construídas na década de 1980, enquanto os 22 Dassault Breguet Atlantique 2 da Marinha Francesa também precisam ser substituídos.

A Alemanha adquiriu cinco aeronave P-8A Poseidon da Boeing

“Ninguém na França realmente acredita que a compra de cinco aviões P-8A é uma ‘solução temporária’ para substituir os antigos P-3C Orions”, escreveu o jornal sugerindo que a compra americana poderia ser uma cortina para o programa MAWS. Isso significa a primeira grande rachadura em uma iniciativa pan-europeia liderada pela França para desenvolver equipamento militar avançado para acabar com o domínio dos Estados Unidos sobre as compras militares europeias.

A aquisição foi descrita como uma “solução provisória” pelo governo alemão. Mas a DSCA afirmou que “a venda proposta permitirá à Alemanha modernizar e manter sua capacidade de Aeronaves de Vigilância Marítima (MSA) pelos próximos 30 anos”, o que significa que a aeronave emergente do MAWS seria redundante.

A agência de compras de defesa francesa DGA (Direction générale de l’armement) anunciou o lançamento de estudos de viabilidade para o MAWS em outubro de 2020. As empresas participantes foram Thales para o lado francês, Hensoldt, ESG (Elektroniksystem) e Diehl para a Alemanha. As fabricantes de aeronaves, Airbus e Dassault, deverão ser integrados ao programa MAWS durante a segunda fase dos estudos a partir deste ano.

Relatórios anteriores diziam que se a Alemanha escolhesse aeronaves europeias Airbus C295 ou Leonardo ATR72 em vez de aviões da Boeing, o programa iria adiante. Em maio de 2021, Berlim também recusou uma contra-oferta de Paris que teria fornecido 4 aeronaves Atlantique 2.

A França ainda precisa decidir o futuro de sua frota MPA ATL2

O Delegado Geral da DGA para Armamentos da França, Joël Barre, disse durante sua conferência de imprensa anual em outubro de 2020: “Vamos iniciar o primeiro estudo de viabilidade (MAWS). Decidimos com nosso parceiro alemão começar com o estudo do sistema missionário. Este estudo será confiado nas próximas semanas aos fabricantes correspondentes a esta fase do programa, nomeadamente Thales para a França e Hensoldt, ESG [Elektroniksystem] e Diehl para a Alemanha.”

Os estudos MWAS serão conduzidos pelo T-HED composto por representantes da Thales, Hensoldt, ESG e Diehl.

Até o momento, não há informações disponíveis sobre se o estudo de viabilidade foi realmente iniciado.

A França está buscando uma solução da fabricante local Dassault Aviation para converter seu jato executivo Falcon 10X para realizar missões de patrulha marítima. Em novembro de 2020, o Ministério das Forças Armadas da França já encomendou para a Marinha da França sete aviões Albatros de vigilância e intervenção marítima baseados no jato executivo Falcon 2000 da Dassault.

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