3 de out. de 2021

Suécia define primeira unidade que receberá os novos caças Gripen E


Fernando Valduga - Em uma situação mundial em deterioração, a Força Aérea Sueca deve ser relevante na defesa aérea também no futuro e o JAS39 E Gripen significa um aumento de capacidade e garantia disso. Saiba detalhes da entrada em serviço do Gripen E na Suécia.

“O poder da Força Aérea Sueca está no fato de sermos sempre taticamente superiores a um oponente em todas as situações. Isso cria um efeito de limiar na paz e proteção contra projéteis na guerra”, diz o chefe da Força Aérea Sueca, Carl-Johan Edström.

Os preparativos já estão em andamento para a introdução do JAS39 E Gripen. A Força Aérea Sueca, por meio do Grupo de Desenvolvimento Tático JAS em Luftstridsskolan (TU JAS LSS), junto com a Saab e a Administração Sueca de Materiais de Defesa, FMV, agora opera o sistema no programa de testes contínuos. O LSS recebe a tarefa de produzir instruções de treinamento e regulamentos táticos para iniciar o retreinamento da primeira unidade militar na ala F7 a partir de 2025.

A razão pela qual a ala aérea de Skaraborg, F7, é a primeira a retreinar unidades militares para a próxima geração de aeronaves Gripen é porque há boas oportunidades e condições.

“Mais uma vez, a F7 recebeu a tarefa e a pesada responsabilidade de introduzir um novo sistema de aeronaves de combate na Força Aérea Sueca. Há uma tradição herdada e um conhecimento amplo e profundo para transformar grandes saltos tecnológicos em efeitos operacionais na forma de unidades militares”, afirma a comandante da ala Malin Persson.

“Além de pessoal, existe uma infraestrutura bem desenvolvida na forma de simuladores, hangares, aeroporto e espaço aéreo”, diz ela.

A introdução do JAS39 E Gripen significa muitos novos recursos para a Força Aérea Sueca.

“Já estamos bem agora e com o E damos mais passos. Com o Gripen E, criamos um problema militar para o oponente. Simplesmente nos tornamos mais astutos e perigosos”, diz o chefe da Força Aérea Sueca.

Com sensores modernizados e, acima de tudo, fusão de sensores, é um grande passo do C/D para o E.

“A capacidade total vinculada ao software, integração de sistemas, sensores, armas e sistemas de teletrabalho será igual e, em muitos casos, melhor do que os caças de quinta geração de hoje”, diz ele.

“O JAS39 E Gripen não é apenas um caça potente, é também um sistema com boa economia de combustível, de fácil manutenção e com alto nível de disponibilidade”, afirma o comandante da ala.

A Comandante de Esquadrão Skaraborg, a Coronel Malin Persson, e o Major General Carl-Johan Edström., chefe da Força Aérea Sueca. Com o JAS39 E Gripen, será um salto tecnológico com muitos recursos existentes desenvolvidos e novos serão adicionados.

Um exemplo de efeito de aumento de poder é que a aeronave tem mais cabides externos, o que significa que o Gripen E pode carregar mais carga de armas na forma de mísseis e bombas. Em resumo, a capacidade operacional é aumentada e desenvolvida em relação ao mundo exterior.

A introdução do Gripen E ocorrerá em várias etapas.

Já no próximo ano, o primeiro treinamento em serviço técnico para o JAS39 E começará sob os auspícios da Saab e será direcionado principalmente ao pessoal que apoiará a FMV na produção em Malmen para posteriormente habilitar as operações de aviação com sua própria licença de operação.

Posteriormente, o TU JAS LSS continuará em 2023 e 2024 a voar o JAS39 E Gripen para produzir instruções de treinamento e regulamentos táticos. As operações durante 2023 e 2024 serão conduzidas com as licenças de operação da FMV.

O JAS39 C/D Gripen forma a base da capacidade e das atividades de treinamento da Força Aérea Sueca ao longo da década de 2020. O JAS39 C/D Gripen continuará a ser uma parte importante do sistema de treinamento de voo militar contínuo. A partir de 2026, eles serão os Aeronaves Instrutores Avançadas (ATA) da Força Aérea Sueca.

“Com desenvolvimento e atualizações contínuas, o C/D continuará a ser operacionalmente relevante até a década de 2030”, diz o Chefe da Força Aérea Sueca.

A ala F7 agora começará a trabalhar na introdução do JAS39 E Gripen e do sistema de treinamento com o ATA que será implementado com o JAS39 C/D Gripen, conhecido como ATA39 C/D.

“A tarefa deve ser analisada com cuidado, mas não deve demorar muito porque o primeiro treinamento começará já na metade de 2022. Estou muito orgulhoso de que a F7 recebeu a confiança para realizá-la, mas ao mesmo tempo a humildade diante da tarefa responsável. Sei que teremos sucesso porque a equipe da F7 é extremamente experiente e sempre vê os desafios como oportunidades”, diz a gerente da ala Malin Persson

Ainda não foi decidido qual será a próxima unidade militar a ser retreinada.

“Depende, entre outras coisas, da infraestrutura, disponibilidade de pessoal e considerações operacionais do voo. O importante é que a Força Aérea Sueca continue a fornecer potência operacional com o C/D ao mesmo tempo que a introdução do E é iniciada. Em suma, isso significa que podemos taticalizar com a introdução do novo sistema”, conclui o chefe da Força Aérea Sueca, Carl-Johan Edström.

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