“O poder da Força Aérea Sueca está no fato de sermos sempre taticamente superiores a um oponente em todas as situações. Isso cria um efeito de limiar na paz e proteção contra projéteis na guerra”, diz o chefe da Força Aérea Sueca, Carl-Johan Edström.
Os preparativos já estão em andamento para a introdução do JAS39 E Gripen. A Força Aérea Sueca, por meio do Grupo de Desenvolvimento Tático JAS em Luftstridsskolan (TU JAS LSS), junto com a Saab e a Administração Sueca de Materiais de Defesa, FMV, agora opera o sistema no programa de testes contínuos. O LSS recebe a tarefa de produzir instruções de treinamento e regulamentos táticos para iniciar o retreinamento da primeira unidade militar na ala F7 a partir de 2025.
A razão pela qual a ala aérea de Skaraborg, F7, é a primeira a retreinar unidades militares para a próxima geração de aeronaves Gripen é porque há boas oportunidades e condições.
“Mais uma vez, a F7 recebeu a tarefa e a pesada responsabilidade de introduzir um novo sistema de aeronaves de combate na Força Aérea Sueca. Há uma tradição herdada e um conhecimento amplo e profundo para transformar grandes saltos tecnológicos em efeitos operacionais na forma de unidades militares”, afirma a comandante da ala Malin Persson.
“Além de pessoal, existe uma infraestrutura bem desenvolvida na forma de simuladores, hangares, aeroporto e espaço aéreo”, diz ela.
A introdução do JAS39 E Gripen significa muitos novos recursos para a Força Aérea Sueca.
“Já estamos bem agora e com o E damos mais passos. Com o Gripen E, criamos um problema militar para o oponente. Simplesmente nos tornamos mais astutos e perigosos”, diz o chefe da Força Aérea Sueca.
Com sensores modernizados e, acima de tudo, fusão de sensores, é um grande passo do C/D para o E.
“A capacidade total vinculada ao software, integração de sistemas, sensores, armas e sistemas de teletrabalho será igual e, em muitos casos, melhor do que os caças de quinta geração de hoje”, diz ele.
“O JAS39 E Gripen não é apenas um caça potente, é também um sistema com boa economia de combustível, de fácil manutenção e com alto nível de disponibilidade”, afirma o comandante da ala.
A Comandante de Esquadrão Skaraborg, a Coronel Malin Persson, e o Major General Carl-Johan Edström., chefe da Força Aérea Sueca. Com o JAS39 E Gripen, será um salto tecnológico com muitos recursos existentes desenvolvidos e novos serão adicionados.
Um exemplo de efeito de aumento de poder é que a aeronave tem mais cabides externos, o que significa que o Gripen E pode carregar mais carga de armas na forma de mísseis e bombas. Em resumo, a capacidade operacional é aumentada e desenvolvida em relação ao mundo exterior.
A introdução do Gripen E ocorrerá em várias etapas.
Já no próximo ano, o primeiro treinamento em serviço técnico para o JAS39 E começará sob os auspícios da Saab e será direcionado principalmente ao pessoal que apoiará a FMV na produção em Malmen para posteriormente habilitar as operações de aviação com sua própria licença de operação.
We are excited to learn that the Swedish Air Force has decided that air wing F7 will be first to get Gripen E. It’s getting closer and we are ready. @Forsvarsmakten #airforce #military #aviation pic.twitter.com/TmPvFQabCA
— Saab (@Saab) October 1, 2021
Posteriormente, o TU JAS LSS continuará em 2023 e 2024 a voar o JAS39 E Gripen para produzir instruções de treinamento e regulamentos táticos. As operações durante 2023 e 2024 serão conduzidas com as licenças de operação da FMV.
O JAS39 C/D Gripen forma a base da capacidade e das atividades de treinamento da Força Aérea Sueca ao longo da década de 2020. O JAS39 C/D Gripen continuará a ser uma parte importante do sistema de treinamento de voo militar contínuo. A partir de 2026, eles serão os Aeronaves Instrutores Avançadas (ATA) da Força Aérea Sueca.
“Com desenvolvimento e atualizações contínuas, o C/D continuará a ser operacionalmente relevante até a década de 2030”, diz o Chefe da Força Aérea Sueca.
A ala F7 agora começará a trabalhar na introdução do JAS39 E Gripen e do sistema de treinamento com o ATA que será implementado com o JAS39 C/D Gripen, conhecido como ATA39 C/D.
“A tarefa deve ser analisada com cuidado, mas não deve demorar muito porque o primeiro treinamento começará já na metade de 2022. Estou muito orgulhoso de que a F7 recebeu a confiança para realizá-la, mas ao mesmo tempo a humildade diante da tarefa responsável. Sei que teremos sucesso porque a equipe da F7 é extremamente experiente e sempre vê os desafios como oportunidades”, diz a gerente da ala Malin Persson
Ainda não foi decidido qual será a próxima unidade militar a ser retreinada.
“Depende, entre outras coisas, da infraestrutura, disponibilidade de pessoal e considerações operacionais do voo. O importante é que a Força Aérea Sueca continue a fornecer potência operacional com o C/D ao mesmo tempo que a introdução do E é iniciada. Em suma, isso significa que podemos taticalizar com a introdução do novo sistema”, conclui o chefe da Força Aérea Sueca, Carl-Johan Edström.
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