27 de out. de 2021

VÍDEO: UAV ucraniano Bayraktar TB2 destrói obuseiro russo na sua primeira surtida de combate

 Drone turco TB2 em uso pelas forças militares da Ucrânia

Fernando Valduga - Um veículo aéreo não tripulado (UAV) ucraniano Bayraktar TB2 destruiu um obus D-30 operado por separatistas apoiados pela Rússia em Donbass no culminar de uma série de violações do cessar-fogo nos últimos dois dias.

O ataque em 26 de outubro marcou a primeira missão de combate do drone construído na Turquia durante o serviço ucraniano.

De acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, o ataque do drone foi em resposta a um pesado bombardeio das forças separatistas, que matou um militar ucraniano e feriu outro.

 

O ministério da defesa ucraniano observou que o ataque TB2 foi realizado depois que as forças separatistas não reagiram aos apelos de cessar-fogo da Missão Especial de Monitoramento da OSCE na Ucrânia (SMM).

A OSCE SMM disse anteriormente que havia registrado 241 violações de cessar-fogo na região de Donetsk e três na região de Luhansk durante um período de 24 horas entre 24 e 25 de outubro.

De acordo com relatos locais, as Forças Armadas ucranianas assumiram o controle da vila de Staromaryivka, que fica na “zona cinzenta” de Donbass, durante confrontos na terça-feira.

O Bayraktar TB2 que foi usado para neutralizar o obus está em serviço nas forças armadas ucranianas desde 2019, quando o exército recebeu as primeiras unidades. A Marinha ucraniana recebeu seus primeiros UAVs de longa resistência de altitude média (UAV MALE) no início deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.