O evento ocorre entre os dias 17 e 23 de outubro e mostra as ações que estão sendo executadas no setor espacial
Evento dentro do Pavilhão do Brasil, na Expo Dubai 2020, comemorou a abertura do evento com vários convidados, incluindo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igreja, o diretor do Pavilhão, Raphael Nascimento e o Deputado Federal David Soares. A Semana Espacial do Espaço, que ocorre entre os dias 17 a 23 de outubro, evidencia as ações que vêm sendo implementadas pelo Governo para o setor espacial, por meio da AEB e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ambas instituições vinculadas ao MCTI.
Após ver as réplicas do Amazonia-1 e do CBERS, que ficarão expostas durante a semana, o presidente da AEB falou em seu discurso como o Programa Espacial Brasileiro evoluiu nos últimos anos.
“É um privilégio para a Agência Espacial Brasileira se juntar a este esforço de proteger seu meio ambiente para estabelecer uma infraestrutura nacional que possa promover o desenvolvimento de nosso país de uma forma sustentável. A sustentabilidade, que através de exemplos e projetos, tentamos mostrar ao mundo a preocupação que nós temos”, disse.
O ministro Marcos Pontes fez questão de realçar o crescimento do setor espacial. “O Programa Espacial Brasileiro deu um salto de décadas. Neste momento estamos passando por um ponto de inflexão. Nós precisamos de um programa forte”, afirmou.
A semana dedicada ao espaço abordará tópicos envolventes, como a exploração do espaço para benefício do planeta; a cooperação internacional, a indústria espacial; o aumento de players e de participantes no setor; as contribuições vitais das mulheres para a exploração do espaço; a sustentabilidade no espaço e as visões sobre o futuro do setor.
A Semana Espacial é a segunda das 10 Semanas Temáticas, que acontecem ao longo da Expo 2020 Dubai, como parte do Programa para Pessoas e Planeta. Trata-se de uma possibilidade de troca de novas perspectivas inspiradoras para abordar os maiores desafios e oportunidades de nosso tempo, incluindo clima, conectividade, o futuro da saúde humana e muito mais.
Expo Dubai 2020
A Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Gabinete Internacional de Exposições (BIE, sigla em inglês), que está sendo na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante um período de seis meses. O evento foi adiado para este ano por conta da pandemia. A exposição é uma importante plataforma de promoção da imagem do Brasil, abrangendo múltiplos temas de interesse nacional como agronegócio, cultura, e-commerce, inovação, tecnologia e turismo.
No total, são esperados 25 milhões de visitantes. O Pavilhão Brasil foi construído e é operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O subtema da participação do Brasil na Expo Dubai 2020 será sustentabilidade, colocando o Brasil como um ator global reafirmando a importância da diversidade brasileira e como potência agrícola, e imenso potencial industrial e tecnológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.