25 de out. de 2021

EUA matam líder da Al-Qaeda Abdul Hamid al-Matar em ataque com drone Reaper

 

Fernando Valduga  - O Exército dos EUA afirma ter matado o líder da Al-Qaeda, Abdul Hamid al-Matar, em um ataque aéreo no noroeste da Síria.

De acordo com o Comando Central dos EUA, o ataque aéreo foi realizado em 22 de outubro usando uma aeronave MQ-9 pilotada remotamente. O comando acrescentou que não há indícios de vítimas civis como resultado do ataque.

“A Al-Qaeda continua sendo uma ameaça para a América e nossos aliados. A Al-Qaeda usa a Síria como um porto seguro para reconstruir, coordenar com afiliados externos e planejar operações externas”, disse o porta-voz do CENTCOM, Major do Exército dos EUA John Rigsbee.

Ele acrescentou que a Al-Qaeda também usa a Síria como base para ameaças que chegam à Síria, Iraque e além.

“A morte deste líder sênior da Al-Qaeda interromperá a capacidade da organização terrorista de planejar e realizar ataques globais que ameaçam cidadãos americanos, nossos parceiros e civis inocentes”, disse Rigsbee.

Os EUA realizaram o ataque apenas dois dias depois de um posto militar dos EUA no sul da Síria ter sido alvo de sistemas aéreos não tripulados e fogo indireto, “em um ataque deliberado e coordenado”. Nenhum funcionário dos EUA ficou ferido no ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.