30 de out. de 2021

Voa a versão naval do caça FC-31/J-31 da China

Alexandre Galante - Voou pela primeira vez a versão embarcada do caça FC-31/J-31 de quinta geração da China, chamada de J-35.

O FC-31 apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011 e uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.

Desde então, apenas mais um protótipo foi confirmado, este apresentando uma série de melhorias em relação ao original, incluindo refinamentos aerodinâmicos, entre eles estabilizadores verticais menores “cortados” e enflechados, uma aparência geral menos angular e superfícies mais limpas.

Os motores RD-93 fornecidos pela Rússia foram trocados por um par de motores turbofan WS-13E nativos. O segundo exemplar fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.

Embora não confirmado, foi dito que a versão embarcada pode ter recebido motores chineses turbofan WS-19 e possibilitar um peso máximo de decolagem em torno de 30 toneladas, colocando-o em uma categoria de peso semelhante ao F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.

A aeronave também é adaptada para o lançamento por catapulta eletromagnética do porta-aviões Type 003, em vez de depender das rampas de “ski jump” usadas nos dois primeiros porta-aviões chineses.

Para mais informações sobre o novo caça naval da China, acesse o Poder Aéreo, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.