26 de out. de 2021

Rússia e países vizinhos precisam de uma aeronave turboélice de ataque leve contra guerrilheiros

Fernando Valduga - Os aviões do tipo Super Tucano são de interesse da Rússia e do CSTO como aeronaves de reconhecimento e ataque. E projetar um avião de assalto turboélice leve no médio prazo seria muito oneroso e demoraria anos. Na foto, aeronaves A-29 da Força Aérea Colombiana.

Os aviões do tipo Super Tucano são de interesse da Rússia e do CSTO como aeronaves de reconhecimento e ataque. E projetar um avião de assalto turboélice leve no médio prazo seria muito oneroso e demoraria anos. Na foto, aeronaves A-29 da Força Aérea Colombiana.

As forças de reação rápida e os comandos da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) precisam de armas e equipamentos modernos para conter as ameaças vindas do Afeganistão.

O componente aéreo desempenha um papel importante devido às longas fronteiras, terreno de difícil acesso, potencial guerra de guerrilha, infiltração de terroristas e migrantes ilegais. Até agora, helicópteros e drones de reconhecimento e ataque podem ser usados, escreve o Independent Military Review.

Alguns especialistas afirmam que os bombardeiros supersônicos estratégicos Tu-22M3 podem atacar em tentativas de penetração do Afeganistão à Ásia Central. No entanto, os Estados Unidos engajaram-se na aviação estratégica por 20 anos no Afeganistão. Foi uma decisão cara, sem grandes resultados.

O Pentágono percebeu nas primeiras operações no Vietnã que as aeronaves de velocidade moderna não podem lutar uma guerra de guerrilha e enviou aeronaves turboélice Skyraider para o Vietnã. Os militares elogiaram seu desempenho em operações anti-guerrilha.

A experiência vietnamita levou os Estados Unidos a armar suas forças no Afeganistão com helicópteros e aviões de assalto turboélice leves. Ele apostou em aeronaves leves baratas otimizadas para combater milícias mal armadas. Especialistas norte-americanos afirmam que tais aeronaves combinam a capacidade de ataques de precisão e podem voar por muito tempo em baixa altitude.

Após a retirada dos EUA, o Talibã no Afeganistão obteve 23 aviões de ataque leve A-29 Super Tucano. A aeronave está preparada para combater insurgentes e é operada em vários países do mundo.

A CSTO precisa de aeronaves turboélice baratas e lentas com várias armas para combater guerrilheiros e interromper as tentativas de penetração do Afeganistão à Ásia Central. Infelizmente, a Rússia e outros países CSTO não possuem tais aeronaves e seu projeto e produção levarão anos.

Aviões do tipo Super Tucano são de interesse da Rússia e da CSTO como aeronaves de reconhecimento e ataque. É necessário ter um avião de assalto turboélice leve no médio prazo, pois é mais adequado para lutar contra um adversário mal armado em um conflito local. A experiência de combate e a demanda no mercado internacional de armas o confirmam.

O agravamento da situação nas fronteiras do sul do CSTO exige a rápida aquisição da aeronave leve para combater os guerrilheiros. Alguns especialistas acreditam que a China poderia ser parceira em um futuro projeto e na produção da nova aeronave, pois está interessada na consolidação dos esforços na Ásia Central.

Fonte: Com informações da TASS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.