14 de mar. de 2022

No Canadá, Tereza Cristina negocia aumento da oferta de fertilizantes

País é o maior produtor mundial e responde por cerca de um terço da produção de adubo do planeta

Tereza Cristina, ministra da Agricultura | Foto: Guilherme Martimon/MAPA

Artur Piva - Tereza Cristina, ministra da Agricultura está no Canadá, em missão pelo aumento da oferta de fertilizantes para o Brasil. Ela embarcou no sábado 13. Os canadenses são os maiores produtores globais e respondem por cerca de um terço da disponibilidade global dos adubos.

“A viagem é para conversar com canadenses para ver se conseguimos uma quantidade maior do que eles já nos mandam, para suprir esses possíveis gargalos de  fornecimento que a gente possa vir a ter, devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia”, disse a ministra antes do embarque.

O primeiro compromisso de Tereza Cristina ocorreu no sábado 13. “O primeiro compromisso da missão oficial foi com representantes da Potash Brazil”, escreveu a ministra no Twitter. “Para que o nosso país continue aumentando a oferta de alimentos e contribuindo com a segurança alimentar mundial, precisaremos de fertilizantes potássicos. Isso não significa apenas assegurar os níveis atuais de compras, mas expandi-los. Podemos e devemos reforçar nossos laços e fortalecer parcerias de longo prazo. Isso significa, na prática, alimentos em quantidade e qualidade a preços acessíveis na mesa de todos.”

Encontros por oferta de fertilizantes

Nesta segunda-feira, 14, está previsto um encontro com o vice-ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson. Tereza Cristina também terá reuniões com os presidentes das empresas Gensource, Nutrien, Canpotex e Fertilizer Canada. O retorno da comitiva brasileira está previsto para segunda-feira 14, com chegada no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.