28 de mar. de 2022

Turquia desativa segunda mina em suas costas em meio a temores de repercussões da guerra na Ucrânia

O navio caça-minas turco que terá sido enviado para o local REUTERS/YORUK ISIK

ISTAMBUL – O Ministério da Defesa da Turquia disse na segunda-feira que desativou uma mina detectada nas costas de Igneada, uma cidade no noroeste do país perto da fronteira com a Bulgária – dois dias depois que outra mina, que se diz ter saído do Mar Negro, forçou um fechamento temporário do estreito de Bósforo.

O ministério disse que “uma mina foi detectada nas costas de Igneada”, que fica no Mar Negro, na manhã de segunda-feira, horário local, e que “as equipes de defesa subaquática (SAS) na região foram rapidamente transferidas para o local do incidente” para desativá-la.

Três horas depois, o ministério disse que suas equipes neutralizaram com sucesso a mina.

Na semana passada, a Rússia alertou que centenas de minas ficaram à deriva no Mar Negro depois de se soltarem de cabos perto de portos ucranianos. Na época, a Ucrânia descartou a afirmação como propaganda, segundo a Reuters.

No sábado, as autoridades turcas disseram que desarmaram outra mina, cuja origem não é clara, mas que teria se deslocado do Mar Negro para o Bósforo, uma importante via fluvial para o comércio marítimo global que atravessa Istambul – levantando temores de que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia pode ameaçar o tráfego no estreito, um ponto de estrangulamento para o fornecimento global de energia e comércio.

Fotografias que pretendiam mostrar a mina mostravam o que parecia ser uma esfera metálica com pontas. O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, descreveu no sábado a mina como “antiga” e disse que a Turquia entrou em contato com o Kremlin e com Kiev sobre sua aparição no Bósforo.

Imagem da primeira mina flutuando no Bósforo

FONTE: The Washington Post / FOTO: Cavit Ege Tulça – @egetulca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.