16 de mar. de 2022

Vários helicópteros russos destruídos em Kherson

 Russos dizem ter o controle total da localidade

Os militares ucranianos destruíram vários helicópteros militares russos no Aeroporto Internacional de Kherson na terça-feira, conforme mostram novas imagens de satélite do Planet Labs.

Uma grande nuvem de fumaça preta era vista subindo do aeroporto na imagem de satélite, com vários helicópteros em chamas.

É o ataque mais destrutivo conhecido que os militares ucranianos realizaram contra helicópteros russos durante a guerra, com pelo menos três helicópteros russos incendiados ou destruídos no aeroporto.

Veículos militares vistos perto do aeroporto também foram atingidos.

Outra imagem, tirada por um drone sobrevoando a vila vizinha de Komyshany, também mostra a grande nuvem de fumaça subindo do aeroporto.

A CNN geolocalizou e verificou a autenticidade da imagem.

O ataque militar no aeroporto foi detectado pelo Fire Information for Resource Management System (FIRMS) da NASA, que rastreia grandes incêndios em todo o mundo (ver printscreen da imagem abaixo).

De acordo com os dados sensoriais coletados pela FIRMS, o ataque militar ocorreu por volta das 13h42. horário local.

Na segunda-feira, imagens de satélite da Maxar Technologies mostraram vários helicópteros militares russos na pista do Aeroporto Internacional de Kherson. Dezenas de veículos militares também são vistos na área circundante.

FONTE: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.